Abertura do VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador |
No início da noite desta terça-feira (25), começou em Salvador o VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. O evento, realizado no Gran Hotel Stella Maris, reúne cerca de mil pessoas até sexta-feira (28) para debater as estratégias de inclusão sócioprodutiva.
Representando o Poder Legislativo da Bahia, o parlamentar petista, Marcelino Galo, esteve na abertura junto com o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Souza, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o argentino Manuel Otero, além de Benito Juncal, da Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), e dos membros do Equador e da Costa Rica, que compuseram a mesa dos trabalhos neste primeiro dia de evento.
Marcelino Galo e Manuel Otero: esse encontro é fundamental |
A união dos países presentes no fórum para reduzir a pobreza foi citada também pelo representante do IICA. O argentino considera esse caso como um passo importante. "Para conseguirmos romper esse ciclo vicioso é preciso políticas de inclusão sócioprodutiva que serão debatidas ao longo do evento. Se terminarmos com algumas propostas neste sentido, já teremos cumprido parte do nosso objetivo", declara.
Lançamento de publicação do Diesse
Durante a abertura do VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial foi lançada a quarta edição da publicação Estatísticas do Meio Rural. O estudo é uma parceria entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA).
A publicação traz dados e indicadores consolidados de estudos feitos pelo MDA e apresenta, pela primeira vez, informações geradas pela divulgação do Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Indicadores sobre agricultura familiar, meio ambiente e inclusão sócioprodutiva, entre outros, também estão destacados no livro, que foi distribuído para os presentes ao fim da abertura do Fórum.