O sonho de uma conexão rápida e alternativa de Salvador com o Recôncavo, Sul e Oeste baiano começa a ser concretizado. O projeto da ponte Salvador-Itaparica, anunciado na quinta-feira (29/09/11), preserva padrões estéticos compatíveis com a paisagem da Baía de Todos-os-Santos.
A ponte Salvador-Itaparica tem previsão de início em 2014 e conclusão em 2018, e terá aproximadamente 12 km, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo. As intervenções tem investimentos estimados em até R$ 7 bilhões.
O projeto aprovado é compatível com a expansão do Porto de Salvador e com a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e grandes unidades industriais nos municípios do entorno da baía.
Assista o video e faça um tour pela Ponte Salvador-Itaparica (click e assista!).
Dados Técnicos:
Comprimento Total: 11,7 km
Largura: 27 m
Vias de Tráfego: 6 vias de circulação + 2 de acostamento
Maior vão livre: 700 m
Altura Livre para passagem de Embarcações: 70 m (vão central)
Trecho da Ponte Móvel com largura de 160 m
Canal Principal de Navegação com 25m de profundidade
Projeto foi apresentado na quinta, 29, com presença do governador
O projeto básico para a ponte Salvador-Itaparica foi selecionado por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), realizado pelo Governo da Bahia. O resultado do PMI foi publicado no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (30), e foi apresentado oficialmente na tarde da quinta (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em evento com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, entre outras autoridades.A ponte Salvador-Itaparica tem previsão de início em 2014 e conclusão em 2018, e terá aproximadamente 12 km, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo. As intervenções tem investimentos estimados em até R$ 7 bilhões.
O projeto aprovado é compatível com a expansão do Porto de Salvador e com a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e grandes unidades industriais nos municípios do entorno da baía.
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Dados Técnicos:
Comprimento Total: 11,7 km
Largura: 27 m
Vias de Tráfego: 6 vias de circulação + 2 de acostamento
Maior vão livre: 700 m
Altura Livre para passagem de Embarcações: 70 m (vão central)
Trecho da Ponte Móvel com largura de 160 m
Canal Principal de Navegação com 25m de profundidade
Projeto foi apresentado na quinta, 29, com presença do governador
As intervenções têm investimentos estimados em até R$ 7 bilhões. Os recursos serão dos governos federal e estadual e da iniciativa privada. A previsão é que as obras comecem por Salvador, entre o berço do terminal de São Joaquim e a área de ampliação do porto, chegando à Gameleira, em Vera Cruz. O objetivo é garantir maiores condições de mobilidade e segurança a todos que trafegarem pela via.
O projeto prevê que o espaçamento entre as pilastras de sustentação da obra deve ser de 250 metros.
Haverá um vão central, de espaçamento de 700 metros de largura e 70 metros de altura, utilizado para a passagem de embarcações destinadas aos portos de Salvador e Aratu, e uma profundidade de 25 metros, que possibilitará o atracamento de embarcações, a exemplo de navios.
Também estão previstas duas pilastras de sustentação que se movimentarão em torno de seu eixo central, para permitir a passagem de embarcações mais altas pela estrutura como plataformas. Outra novidade é a criação de um mirante, que servirá como mais um ponto turístico e de onde os visitantes poderão apreciar a Baía de Todos-os-Santos, Salvador e a Ilha de Itaparica.
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Empreendimento será compatível com expansão do porto de Salvador
Zezeu Ribeiro: projeto preserva padrões estéticos da baía |
O secretário do Planejamento, Zézeu Ribeiro, explicou que o projeto preserva padrões estéticos da baía, além de ser compatível com a expansão do Porto de Salvador e a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e unidades industriais nos municípios do entorno da baía.
O prefeito municipal de Vera Cruz, Antonio Magno, disse que a ponte será um instrumento de desenvolvimento para o município. “Esta é uma oportunidade ímpar que temos para a sustentação econômica da cidade e torná-la planejada e mais desenvolvida”.
Integração- As cidades de Salvador, Vera Cruz e Itaparica sofrerão impactos positivos com a ponte, que se integrará à BA001 e às BR’s 101, 116 e 242. Em Salvador, o Centro Antigo será dinamizado e haverá integração com as obras de mobilidade. Em Vera Cruz e Itaparica, a expectativa de aumento populacional fará com que ocorra um amplo desenvolvimento urbano, inclusive com revisões nos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU) desses municípios, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental.
Sistema Viário Oeste n A partir da ponte será construído o Sistema Viário Oeste, proporcionando a duplicação das BA’s 001 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus, e ainda implantada nova rodovia, ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves. A partir daí, ocorrerá duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116.
Projetado como um indutor de desenvolvimento econômico e social, o Sistema Viário Oeste será elemento fundamental na dinamização de toda a Bahia. Haverá um novo impulso ao eixo litorâneo sul, permitindo a criação de um novo polo industrial e logístico no Recôncavo Baiano, ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).
Com essas intervenções, a expectativa é que sejam abertas três vertentes de desenvolvimento. A primeira soluciona um gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baía de Todos-os-Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para quem vier do sul e do oeste.
As obras também permitirão a retomada do desenvolvimento de regiões fragilizadas economicamente, entre as quais a Ilha de Itaparica, Recôncavo baiano e o baixo sul. O projeto criará ainda um novo eixo de expansão urbanística, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do litoral norte. O turismo nos municípios ao longo da BA-001, desde Salvador até Ilhéus, também será estimulado.