quarta-feira, 11 de abril de 2012

Paul McCartney no Recife



Na próxima semana, nos dias 21 e 22 de abril, o ex-Beatle Paul McCartney fará dois shows no Recife, dentro de sua nova turnê 'On The Run'. Os shows acontecerão sempre às 21h30, no Estádio José do Rego Maciel, o Arruda. Além do Recife, Paul fará mais uma apresentação em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que McCartney se apresenta no Norte e Nordeste do Brasil. Ele é o segundo Beatle a se apresentar no Recife, pois Ringo Starr aportou por aqui no ano de 2011.
Com mais de 50 anos de carreira, Paul compôs algumas das mais aclamadas músicas da história do rock e pop mundial. Além das consagradas All My Loving e Hey Jude, da época dos Beatles, Sir Paul tocará sucessos de sua banda Wings e da atual carreira solo, inclusive faixas de seu novo disco, Kisses on the Bottom. O cantor ainda promete algumas surpresas no setlist. No palco, McCartney é acompanhado por Rusty Anderson na guitarra, Brian Ray tocando guitarra e baixo, Abe Laboriel Jr. na bateria e Paul 'Wix' Wickens nos teclados e guitarra. Todos os músicos estão há mais de 10 anos ao lado do cantor.
Os ingressos para o dia 21 esgotaram em questão de horas, mas a apresentação do dia 22 ainda tem ingressos à venda no site da Zetks (www.zetks.com.br) e nas bilheterias, localizadas no Chevrolet Hall e em um quiosque no Shopping Recife. A venda é limitada a seis ingressos por CPF.

Ingressos:

Circuito das Igrejas em Pernambuco apresenta o Quarteto Encore

Dando continuidade ao projeto Circuito das Igrejas, o Quarteto Encore se apresenta neste domingo (15), às 17h, na Igreja Nossa Senhora da Graça / Seminário de Olinda, na Cidade Alta de Olinda, em Pernambuco. O grupo já é tão famoso que é comum encontrar vários rostos recorrentes em suas apresentações. E quem ainda não conhece, mas gosta de música de câmara, esta é uma ótima oportunidade, e inclusive, também a de fazer uma programação dominical diferente do que o cineminha de sempre.
Foto: Divulgação
De acordo com o diretor artístico do grupo, Carlos dos Santos, o projeto Circuito das Igrejas é de grande valia para o público, que pode conferir música de qualidade gratuitamente. “A importância principal desse projeto é a formação de plateia porque Pernambuco precisa de projetos como esse para impulsionar o gosto pela arte e pela cultura em geral”, explica Carlos dos Santos, que também é violinista do Quarteto Encore.
E para o público assíduo, Carlos dos Santos lembra que o repertório será diferente da última apresentação feita pelo grupo no Circuito, em março. “Manteremos Villa-Lobos, por exemplo, mas inserimos várias ‘fugas’ de Bach e a pedidos da platéia também ensaiamos algumas peças barrocas e outras clássicas, como Mozart”, afirma. A expectativa do grupo para este domingo é alta, pois cada vez que o grupo se apresenta dentro de um mesmo projeto tem que haver prosseguimento do repertório, pelas pessoas que seguem o Quarteto pra onde ele for. A meta é inovar sempre.
 
Foto: Hugo Acioly
CIRCUITO DAS IGREJAS – O Estado de Pernambuco possui um rico patrimônio histórico, principalmente nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu, com igrejas seculares e arquitetura colonial. O Circuito das Igrejas é uma ação voltada para a preservação e difusão desse patrimônio. Pernambucanos e turistas podem visitar as igrejas, que têm monitores e concertos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Turismo, através da Empetur em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e apoio do IPHAN e Arquidiocese de Olinda e Recife - cúria metropolitana.
Confira mais informações no site: http://www.circuitodasigrejas.com.br/noticias/index.php
 
SERVIÇO:
Apresentação Quarteto Encore – Projeto Circuito das Igrejas
Domingo (15/04), às 17h.
Igreja Nossa Senhora da Graça / Seminário de Olinda (Rua Bispo Coutinho, s/nº - Sítio Histórico. Cidade Alta – Olinda).

Pernambuco leva alunos de escolas públicas ao Cirque du Soleil


Olhos arregalados. Ninguém ousava piscar pra não correr o risco de perder um detalhe sequer do circo canadense, que é considerado o melhor do mundo. Através do programa Turismo Convida, das Secretarias de Turismo e de Educação, o Governo de Pernambuco levou 99 adolescentes para uma tarde mágica no Cirque du Soleil, na última sexta-feira (06). Uma tarde para ficar na memória.
O Turismo Convida é um programa que proporciona o acesso a eventos de cunho cultural a estudantes de escolas públicas estaduais. Para essa edição, as instituições beneficiadas foram a Casa Herbert de Souza, na comunidade do Tururu no Janga, a Fundação Cecosne, na Madalena, e a Ordem DeMolay e Ordem Internacional das Filhas de Jó, ambas mantidas pela maçonaria. Todas as organizações oferecem apoio pedagógico a alunos de Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) do Estado.
Alunos da Casa Herbert de Souza chegando ao Cirque du Soleil
A aluna Roberta Kelly de Lima, 15 anos, da Casa Herbert de Souza, se espantou: “É a coisa mais maravilhosa que eu já vi na vida! Eu estou impressionada como pode existir um espetáculo assim. Gostei de tudo”. O aluno João Felipe Santiago, 16 anos, do DeMolay, agradeceu ao Governo pela iniciativa: “Alguém que vem de uma família simples jamais conseguiria realizar o sonho de ir ao Cirque Du Soleil se não fosse por um projeto como esse. Eu fico muito feliz por ter tido essa oportunidade”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nova Jerusalém ainda mais romana com posto temático de informações turísticas


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Empetur, manterá um posto temático de informações turísticas durante os nove dias em que será encenada a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. O posto terá ambientação parecida com os cenários do maior espetáculo teatral ao ar livre do mundo e conta, ainda, com sala de reuniões climatizada e equipada para dar suporte a pequenos grupos.
Dois recepcionistas bilíngues trajando vestes ao estilo romano distribuirão material informativo sobre o evento e mapas dos atrativos turísticos da região. Esses atendentes também estão capacitados a montar roteiros personalizados para os interessados em conhecer melhor Brejo da Madre de Deus e o distrito de Fazenda Nova, onde fica o teatro, e os municípios circunvizinhos.
Os espetáculos acontecerão de 30 de março a 07 de abril e, em 2012, contam com outras duas novidades: haverá intérpretes de Libras traduzindo a Paixão para os surdos e audiodescrição para os cegos. Mais um passo rumo à acessibilidade.

Gestores da Empetur fazem palestras com estudantes em Limoeiro

Tendo em vista a interiorização do turismo em Pernambuco, prioridade do Governador Eduardo Campos, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) promove palestra sobre qualidade dos equipamentos e serviços turísticos em Limoeiro. A atividade será hoje, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal).
O gestor da unidade de Qualificação
da Empetur, Matson Cysneiros
A palestra, proferida pelos gestores das Unidades de Qualificação, Matson Cysneiros, e de Controle de Serviços Turísticos, Micheline Américo, é voltada para alunos e professores da Facal e para a comunidade em geral. A instituição tem 35 anos e conta com os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e as Licenciaturas em Matemática e em Física. Todas as aulas de hoje foram suspensas e os alunos liberados para a palestra, que acontecerá às 19h30.
O objetivo da Empetur ao instaurar esse debate é preparar a cidade para receber o conselho municipal de turismo, que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores local, e apresentar o turismo como atividade econômica.

terça-feira, 13 de março de 2012

Horizonte Profissional premiou as melhores redações de 2011


Nesta terça (13), o auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco foi tomado por 800 estudantes das 10 escolas finalistas, para assistir à entrega dos prêmios para as melhores redações feitas pelos participantes do Horizonte Profissional em 2011. Ao todo, 4.650 alunos de 74 escolas técnicas e de referência em ensino médio, do litoral ao sertão, participaram do Horizonte no ano passado e estavam concorrendo à premiação.
Os textos contam o que os estudantes viram e o que podem levar para a vida profissional depois da visita técnica no Porto de Suape. Os autores dos cinco melhores textos levaram para casa um netbook e um certificado, e as escolas onde eles estudam ganharam um notebook e uma placa comemorativa. Do 6º ao 10º lugar, os donos das redações classificadas foram presenteados com um Mp4 e um certificado, enquanto as escolas também receberam a placa comemorativa. Os dez finalistas tiveram, ainda, as redações publicadas em um livro.
Na ocasião da premiação, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, destacou o prazer em participar do Horizonte Profissional: “Fazer parte desse projeto é dar oportunidade de um futuro melhor aos estudantes. Existem quase 100 mil alunos no Ensino Médio. A expectativa é ampliar o programa e atender a todos eles, para que todos possam vislumbrar um futuro melhor”, destaca.
A autora da melhor redação, Daniela Gabriela Silva de Brito, da Escola Ageu Magalhães, no Recife, ficou bastante emocionada com a premiação. Daniela, que passou nos vestibulares da UFPE e da UPE para o curso de História, fez uma redação no mesmo dia da visita e se surpreendeu: “Eu escrevi tão rápido, que nunca pensei que fosse ganhar. À medida que foram chamados os nomes e o meu foi ficando pro fim, eu fiquei sem chão. Quando chamaram meu nome, eu olhei para os professores e eles estavam chorando. Foi lindo”, relembrou Daniela.
A professora de redação de Daniela, Marinalda Ramos, comemorou: “Esse tipo de reconhecimento é o que dá ao professor a força para continuar, a ir trabalhar todos os dias sabendo que todo o esforço não é em vão! Ela não só prestou vestibular para História como fez história no colégio”, brinca com o trocadilho a professora Marinalda.
A autora da redação que ficou em 1º lugar, entre 4.650 participantes, Daniela Brito.
O programa de turismo pedagógico Horizonte Profissional é uma iniciativa do Governo do Estado, através da parceria entre as Secretarias de Turismo e de Educação de Pernambuco com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape).
Desde março de 2011, três vezes por semana, ônibus cedidos pelos parceiros do projeto levam os estudantes para o Complexo, onde participam de uma palestra introdutória, recebem material informativo e seguem para uma visita técnica guiada por funcionários de Suape. O passeio é uma chance para que esse jovem descubra novas possibilidades profissionais com as quais nunca havia se confrontado.
A palestra proferida aos participantes do projeto, que beneficia alunos de escolas estaduais técnicas e de referência em ensino médio, já começa com uma boa notícia ‘Tenham certeza de uma coisa: Suape precisa de vocês’. A conversa com profissionais na administração de Suape é só a primeira parada da visita técnica, que dura 4 horas e percorre, no total, 13 km dentro do Porto. Os jovens têm a chance de ver os navios bem de perto. Além disso, descobrem quais empresas fazem parte do empreendimento e que tipo de mão de obra elas costumam contratar. Tendo em vista o número de empregos diretos e indiretos que vêm sendo abertos relacionados ao Complexo, a visita é mais que um passeio, é um novo horizonte que se abre para esses jovens.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Você sabe qual o real papel do VOTO NULO? Pois é importante que saiba!

Recebemos pela internet e, por consideramos de grande importância e de utilidade pública, estamos repassando. É uma informação valiosa para que possamos execer nosso papel de cidadãos conscientes. 


Leia com atenção! E divulgue! O Brasil e nossos descendentes agradecem!



-------------------------------------


Você sabe para que serve o VOTO NULO? Não sabe, não é mesmo?! 
Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso... 


Agora, você sabe por que você não sabe para que serve o VOTO NULO?


Então, vamos a um exemplo: 


Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam aquelas mesmas figuras carimbadas que permanecem no poder não por causa do povo, mas para ganhar dinheiro às custas do erário público. Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras (o tal do "menos ruim") e com isso acaba afundando mais o nosso país !!! 


Voto Nulo: saiba como votar nulo. Além de novas eleições, os candidatos rejeitados ficam inelegíveis para o mesmo cargo político por 4 anos. Pelo menos refletirão!...


Mas, aí você diz: "Nesse caso, não temos saída!" Engano seu! 


O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE SE UMA ELEIÇÃO FOR GANHA POR"VOTOS NULOS" É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!! 


Ainda não entendeu? 


Se, no exemplo de eleição acima, você e todo mundo votasse nulo, seria obrigatório haver uma NOVA ELEIÇÃO e esses pilantras não poderiam concorrer ao mesmo cargo político pelo menos por mais 4 anos! 


Isso, imagino que (como eu) você ainda não sabia, né?! Agora você entendeu por que isso nunca foi divulgado? 


Acha que é mentira? Ligue para o Superior Tribunal Eleitoral... Ligue para a OAB... 
  
Aproveite e ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, O Diário Catarinense, O Estado do Paraná, A Gazeta do Povo... e todas as revistas e jornais importantes desse país, e então lhes pergunte por que isso nunca foi divulgado. 


Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO!!! 


É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena! 


N U L O  neles!!! VISTA ESTA CAMISA!!!

Magary Lord traz seu "black semb" para o Clube do Samba em Aracaju, nesta sexta (9).


Magary Lord,o cantor revelação de carnaval de Salvador - e também compositor de "Circulou", que ganhou o prêmio de "Melhor Música" do carnaval baiana, interpretada por Banda Eva -, é uma das principais atrações da oitava edição do Clube do Samba, que acontece nesta sexta, dia 9, na Mansão Zilah Albuquerque, em Aracaju (SE), a partir das 21h. Além de Magary, o evento também conta com shows de Samba D’Ju, Thiago Corrêa e Solamento.


O Clube do Samba 2012 contará com lounges restritos para dez pessoas, que estarão à venda apenas no Stand do Clube do Samba, no Shopping Jardins. Sem esquecer do Boteco do Clube, massagem, salão de beleza e espaço gourmet. 


Ingressos à venda no Stand Clube do Samba (Shopping Jardins), Couro & Cia (Shopping Jardins) e Aloha Eyewear (Shopping Riomar). 1º Lote: Masculino: R$45 / Feminino: R$30 até o dia 29/02 (valores à vista e em dinheiro). 2º Lote: Masculino: R$50 / Feminino: R$35 (valores à vista e em dinheiro). Maiores informações: (79) 3041-3161.

Elisabeth Valverde (Master Glasses) é uma das homenageadas no Dia da Mulher no Salvador Shopping


A presidente do Grupo Master Glasses, Elisabete Valverde, será uma das homenageadas na exposição fotográfica Profissão Mulher, de Américo Barros e Wilde Barreto, que será aberta hoje (dia 05) e ficará em cartaz até o dia 10 de março, no piso L1 na ala Expansão do Salvador Shopping. Após a abertura, às 18hs, acontece o coquetel na Óticas Opção Differ, no L1, em homenagem a todas mulheres que participam do evento.

A mostra retrata mulheres baianas fotografadas no cotidiano de suas profissões. Na luta por igualdade de oportunidades no competitivo mercado de trabalho, as mulheres enfrentam a discriminação e o preconceito para assumir funções que ainda representam tabus no universo feminino.

“É gratificante estar entre mulheres que se destacam em profissões diversas e importantes para sociedade. Esta exposição vem mostrar um pouco da luta de nós mulheres para conquistar um lugar num mercado competitivo e dominado pelos homens. E a cada dia conseguimos vencer os preconceitos e quebrar barreiras em profissões que nunca foram abertas para o universo feminino”, destaca Elisabete Valverde.

A exposição reúne doze painéis fotográficos, vídeo making-of e catálogo. A mostra também faz alerta a empresas que priorizam contratações masculinas, acentuando a discriminação de gênero. A ideia é também desmistificar na sociedade a noção da divisão de ofícios pelo sexo, ideologia construída por uma cultura patriarcal e machista, que desvaloriza a posição da mulher.

Prêmio Barra Mulher enaltece papel da mulher na sociedade


A designer de interiores, Nágila Andrade, foi uma das homenageadas

“Para nós mulheres, o céu é o limite”. As palavras da empresária Lise Weckerle ao receber o Prêmio Barra Mulher, nessa quinta, 8, no Shopping Barra, exemplificam bem o perfil das 10 mulheres homenageadas, todas de distintas áreas de atuação, porém unidas pela gana de crescer e conquistar cada vez mais espaço. Em seu terceiro ano, a premiação criada pelo Shopping Barra tem por objetivo homenagear os talentos femininos atuantes na Bahia no mês internacionalmente dedicado à mulher.


O evento prestigiou 10 mulheres de sucesso na sociedade
A solenidade, que teve como mestre-de-cerimônia a apresentadora, Luana Brito, reuniu as premiadas: a psicóloga Gladys Almeida (Ação Social), a designer de interiores Nágila Andrade (Arquitetura & Design), a artista plástica Maria Adair (Artes Plásticas); a empresária Lise Weckerle (Atividade Empresarial/Varejo), a apresentadora Rita Batista (Comunicação), a poeta e escritora Myriam Fraga (Educação & Cultura); a para-atleta Verônica Almeida (Esporte); a médica Sandra Gordilho (Medicina & Saúde); e a professora Virgínia Saback (Moda). Impossibilitada de comparecer, a corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon, vencedora na categoria Atividade Jurídica, foi representada pela irmã, Maria do Rosário Calmon.


Todas elas receberam um troféu criado pelo artista plástico Ray Vianna, que simboliza a força e competência da mulher moderna. Em seu discurso, a gerente de Marketing do Barra, Karina Brito, fez ainda uma homenagem especial à fotógrafa Débora Paes, colaboradora do Barra por quase 20 anos, que faleceu precocemente no mês de fevereiro. A exposição com painéis que contam a trajetória das premiadas permanece em cartaz na praça principal do shopping.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1870 vagas em cursos gratuitos de formação profissional em Salvador


A partir desta quinta-feira, dia 23.02, estarão abertas 1870 vagas para os cursos gratuitos de aplicador de revestimento cerâmico, armador de ferragem, assistente de obras, carpinteiro de esquadrias, carpinteiro de obras, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, gesseiro, pedreiro de alvenaria, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimentos em argamassa, pintor de obras, serralheiro de materiais ferrosos, serralheiro de materiais não ferrosos e recepcionista em serviços de saúde.

As aulas serão ministradas na capital baiana nos seguintes endereços: na ACAFAG - Associação de Apoio Comunitário à Educação, à Cultura e à Cidadania ( 840 vagas, em Cajazeiras), no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (870 vagas, no Barbalho), e no CESEP – Centro Suburbano de Educação Profissional ( 160 vagas, Subúrbio Ferroviário). 


A matrícula vai até o dia 29.02 e pode ser feita nas três instituições onde serão ministrados os cursos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. 


As aulas começam na segunda quinzena de março com turmas matutinas e vespertinas. 


O pré-requisitos para o candidato são : ter ensino fundamental incompleto ou completo, a depender do curso, ter entre 18 e 59 anos, ser beneficiário do Programa Bolsa Família ou dependente e possuir o NIS – Número de Identificação Social. 


É preciso também ter conta corrente bancária ou poupança no Banco do Brasil ou CAIXA Econômica Federal. Os documentos necessários são : cópia do RG, do CPF e comprovantes de residência, do Número de Identificação Social – NIS e de escolaridade. Os alunos receberão material didático e pedagógico, transporte, lanche e uniforme (camisa).

Os cursos serão realizados através de parceria entre a  ACAFAG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, em atendimento a demanda da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão – SETAD, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, autarquia do Ministério da Educação que disponibiliza cursos de qualificação social e profissional, para beneficiários do “Programa Bolsa Família”, no Município do Salvador.

Serviço

Matrículas: de 23 a 29 de fevereiro de 2012
Inscrições: Na ACAFAG – Estrada do Coqueiro Grande, nº 126, Fundos, Fazenda Grande II, cajazeiras – 840 vagas, no IFBA – Rua Emídio dos Santos S/nº, Barbalho (antiga Escola Técnica Federal da Bahia) – 870 vagas e no CESEP – Centro Suburbano de Educação Profissional, subúrbio ferroviário – 160 vagas.
Horário das matrículas: de segunda a sexta-feira, das 08:00h às12:00h e 13:00h às 17:00h.
Início das aulas: 2ª quinzena de Março/2012
Horário de funcionamento dos cursos: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h - turmas matutinas e 13h30 às 17h30 – turmas vespertinas.
Pré-requisitos: Ensino fundamental incompleto ou completo, a depender do curso; ter entre 18 e 59 anos; ser beneficiário do Programa Bolsa Família ou dependente e possuir o NIS – Número
de Identificação Social. Ter conta corrente bancária ou poupança no Banco do Brasil S/A ou CAIXA Econômica Federal.
Documentação necessária: Cópia do RG, CPF e comprovantes de residência, do Número de Identificação Social – NIS e de escolaridade.
Benefícios: Material didático e pedagógico, transporte, lanche e uniforme (camisa).

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Psirico grava especial de Carnaval no programa da Eliana


A banda Psirico gravou esta semana o programa da Eliana, no SBT, para o especial de Carnaval. Márcio Victor, com toda sua irreverência, cantou a música “Bate Cabelo”, que já virou hit neste verão e que diz "não" ao preconceito! 


O vocalista ainda contou todas as novidades do Carnaval e do novo DVD do grupo, que está sendo gravado ao longo dos ensaios do Psi, e que vai ser lançado ainda no primeiro semestre de 2012. 


A exibição do programa está marcada para o dia 19 de fevereiro, a partir das 15h.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Coronel diz que Assembleia Legislativa da Bahia foi esvaziada e manifestantes detidos, inclusive o líder do movimento, Marco Prisco


Marco Prisco é detido e, a pedido, sai pelo fundo
O prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, foi liberado na manhã desta quinta-feira (9) pelos policiais militares grevistas que mantinham a ocupação desde 31 de janeiro. O ex-policial militar Marco Prisco, considerado líder do movimento, e o policial Antônio Angelim deixaram o local presos. Até por volta das 8h30, não havia confirmação do fim da greve.


A saída dos manifestantes e as prisões ocorreram após o Jornal Nacional divulgar, na quarta-feira (8), conversas gravadas entre os chefes dos PMs grevistas na Bahia que mostram acertos para realização de ações de vandalismo em Salvador. O líder da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, foi flagrado em ao menos um dos telefonemas. Tanto ele quanto Angelim estavam na lista dos 12 integrantes do movimento que eram alvo de mandados de prisão. Até esta manhã, cinco foram presos.


Coronel Cunha: o prédio foi totalmente liberado
Cerca de 240 pessoas foram retiradas do prédio


O tenente-coronel do Exército Márcio Cunha disse que os dois presos nesta manhã foram encaminhados para a Polícia do Exército, na capital baiana. Ambos saíram pelos fundos da Assembleia, evitando o contato com a imprensa. A estratégia foi uma exigência de Prisco, que liderava a ocupação.


Segundo Cunha, cerca de 240 pessoas foram retiradas do prédio. A imprensa não foi autorizada a entrar na Assembleia, mas ainda de acordo com informações do Exército, as instalações estão intactas, mas muito sujas. Soldados do Exército fazem uma revista no prédio.


Depois da liberação do espaço, o acesso ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde funciona a Assembleia e outros órgãos públicos, foi totalmente liberado.


O governo da Bahia informou que está avaliando a situação para depois divulgar um comunicado oficial. A Secretaria de Segurança Pública também não tem informações até o momento, mas diz que deve realizar uma entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.


Grevistas começaram a sair do prédio pouco depois das 6h
Denúncia e desocupação


Policiais militares grevistas começaram a deixar o prédio da Assembleia pouco depois das 6h desta quinta, quando a ocupação do local completava dez dias. A saída foi anunciada ainda na madrugada pelo advogado Rogério Andrade, um dos defensores da Aspra.


A saída dos manifestantes ocorreu de forma organizada no começo da manhã. Primeiro, um grupo de mulheres deixou o prédio. As forças de segurança colocaram ônibus à disposição do grupo. A maioria deixou a região usando os próprios carros e motos. Os veículos foram revistados pela Polícia Federal.


A maioria deixou o local de carro. Os veículos foram
revistados pela Polícia Federal
A greve dos PMs na Bahia começou em 31 de janeiro e o governo do estado solicitou auxílio da Força Nacional de Segurança e do Exército para fazer o patrulhamento nas ruas e cercar o prédio da Assembleia, que havia sido tomado pelos grevistas.


Ainda antes do amanhecer, cinco homens deixaram a sede do órgão estadual e foram liberados porque não havia mandados de prisão contra eles. Eles passam por uma revista e tiveram a saída permitida. A liberação deles foi mais um indício de que a entrega total dos grevistas estava próxima. Os soldados do Exército se mantiveram estrategicamente posicionados para atuar em caso de necessidade.


Estratégia começou na quarta


Já na quarta-feira (8), foi ampliado o número de soldados que vigiavam as entradas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). O número de homens no local passou de 1.038 para 1.400 no período da tarde, sendo 1.200 membros do Exército, 50 da Força Nacional e 150 PMs.


Como estratégia da retomada do prédio, foi feito um bloqueio, fechando-se todos os acessos ao CAB - Centro Administrativo da Bahia. De acordo com o coronel Cunha, que estava no comando das ações, tudo foi feito em sigilo para que a desocupação fosse efetivada sem tumultos, o que ocorreu na manhã desta quinta.


Sem saber o que estava acontecendo, os manifestantes pensavam que as medidas tomadas era para enfraquecer o movimento.


Greve começou desde o dia 31 de janeiro e é ilegal, conforme afirmou
o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio
Greve ilegal


Ainda na quarta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou ser ilegal a greve de policiais militares, como os da Bahia - que fazem paralisação desde o dia 31 de janeiro.


"A greve é um tema social. Mas, neste caso, ela é inconstitucional, é ilegal. Se viesse uma lei legitimando o direito de greve de militares, ela fatalmente cairia no STF, seria julgada inconstitucional", disse Mello. O artigo 142 da Constituição estabelece que ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.


Fonte: G1 BA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fotógrafo baiano expõe sobre a Indonésia em Fernando de Noronha - Pernambuco, a partir do dia 9/2.


INDONÉSIA TERRA E MAR, inspiração em constante interação é o nome da exposição fotográfica que o baiano Bruno Veiga apresentará no Restaurante Cacimba Bistrô, em Fernando de Noronha (PE). A mostra tem patrocínio da MAHALO, será aberta no dia 9 de fevereiro, às 19h, e ficará por tempo indeterminado no arquipélago.


Com um acervo montado em quatro temporadas de Bruno Veiga na Indonésia, a mostra revela, através do entusiasmo e da percepção do fotógrafo, o surf, as paisagens e a rica cultura do país, que encanta não só pelos belos cenários, mas também por um povo simples e sorridente, que vive em contato com a natureza exuberante.


Este é o segundo ano consecutivo que o surfista e fotógrafo expõe em Noronha. No mesmo período do ano passado, ele apresentou a mostra Cores de Noronha, também patrocinada pela MAHALO, que contou com 20 imagens sobre a beleza e o surf do local.


Todos os anos, Bruno Veiga fica na Indonésia de abril a novembro. Ele trabalha documentando expedições de surf em ilhas desertas e exuberantes. “As imagens serão produzidas entre Bali e Sumatra, em lugares inóspitos e paradisíacos. As fotos mostram não só as perfeitas ondas deste país, mas também a sua rica cultura, através de fotos de paisagens e de pessoas”, explica Veiga.


Formado em Educção Fisica, Bruno Veiga trabalhou nesta área por oito anos. “Mas depois chutei o balde. Estudei fotografia e ganhei o mundo. Comecei fotografando em Noronha e depois na Indonésia e no Chile”, conta o fotógrafo, que hoje trabalha para as principais revistas especializadas em surf do país.


Em Salvador – Após a mostra de Fernando de Noronha, Veiga vai exibir o mesmo material em Salvador, ainda no primeiro semestre. “A primeira exposição teve um grande sucesso aqui em Noronha e tenho certeza que com esta vai acontecer a mesma coisa. Por isso, temos que levar ela para Salvador. Será um grande orgulho mostrar meu trabalho na minha cidade”, comenta.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Desocupa e vai sambar!


Que baiano gosta de festa, isso todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe é que a segunda-feira se tornou um dia especial para quem gosta de sair. Há dez anos, por exemplo, o Harmonia do Samba faz "A melhor segunda-feira do mundo", com seus ensaios de verão; segunda também é o dia escolhido para o ensaio do Cortejo Afro e para J. Velloso fazer sua temporada no Padaria Bar, a "Segunda Gorda".


Pensando nisto, Sandra Simões também escolheu a segunda para fazer seu projeto, "Samba Urbano", que vem consquistando o público a cada semana, no Piola, no Rio Vermelho, unindo duas paixões do brasileiro: pizza e samba? Ou vai dizer que a pizza já não faz parte do nosso cardápio?


E é num clima de muita descontração e alegria que a Piola se transforma numa verdadeira Casa de Samba. A partir das 20 horas, as mesas saem de cena para dar lugar a um grande salão e o serviço entra no ritmo com pizzas servidas em fatias e atendimento no balcão. A DJ Alessandra Nohvais esquenta a galera com repertório de música brasileira dançante e quando a VJ Barbara Tercia começa a colorir o teto da casa com suas projeções, é hora de sambar.


A entrada dá direito a ouvir alguns dos maiores clássicos brasileiros, como Não deixe o samba morrer, Disritmia e Saudosa Maloca, que o público entoa em coro do início ao fim da festa. Sandrinha aproveita ainda para mostrar músicas inéditas, algumas autorais, que ela adianta do disco que lançará em março, como Santo de Barro e Comigo Ninguém Pode.


A cada semana Sandrinha recebe alguns amigos e parceiros musicais para uma canja em meio ao show. É a hora que ela aproveita para sambar no chão, no meio da galera. Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Tito Bahiense, Armandinho e André Macedo saíram encantados de suas apresentações, tamanha a receptividade do público, que ajuda o ambiente a ficar ainda mais gostoso. Toda edição tem também umas boas surpresas, que Sandra apronta, como números de circo caindo do teto, a invasão de uma Escola de Samba e, na última segunda-feira, uma esquete do espetáculo “Banheiro Fantástico” muito bem colocada em meio ao show. Momentos de catarse coletiva na Piola.


A brincadeira continua no dia 30/01 com as participações de Lazzo Matumbi, Peu Meurray, Thati e Mazzo Guimarães. Pra completar, uma banda massa junta a sonoridade tradicional de pandeiro, cavaquinho, bandolim e violão, ao tempero de bateria, contrabaixo elétrico, guitarra convencional e guitarrinha baiana. Bamba e Rock n' Roll, é o conceito. A música entra pelo sapato, domina o corpo inteiro e o samba come noite adentro. A festa só acaba lá pra meia noite. Tudo isso bem pertinho do público, que samba bom é assim, olho no olho. A direção artística é de Sandra Simões e a direção musical de Léo Brasileiro.


Sandra Simões em Samba Urbano
na Piola Pizzaria – Rio Vermelho [mapa]
[Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 - Rio Vermelho, Salvador – BA]
Toda segunda-feira, 20h | R$ 20 (inteira)
|| Abertura com DJ Alessandra Nohvais
Participações especiais e Pizza


FICHA TÉCNICA_voz e direção artística: Sandra Simões | violão/ guitarra e direção musical: Léo Brasileiro | violão 7 cordas e cavaquinho: Dú Marques | guitarra baiana e bandolim: Ricardo Marques | bateria: Vítor Leony | percussão: Ciro Cuca e Bóka Reis || Produção: Flávia Motta ||

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tudo pronto para o Verão Sergipe 2012: dias 27 e 28/01 na Atalaia Nova, e 3 e 4/2 na Caueira.


Na tarde desta última terça-feira (24), aconteceu no auditório do Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (ITPS), a reunião para discutir a logística do Verão Sergipe 2012, que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, na Atalaia Nova, e nos dias 03 e 04 de fevereiro na Caueira.


Esse ano, o evento terá exatamente a mesma estrutura que teve o ano passado e também os mesmos horários na programação. As competições esportivas iniciarão a partir das 8h e terminarão às 17h, e os shows, a partir das 20h, com previsão de 8h de duração diárias.


A festa, além de valorizar grandes artistas locais, também coopera para a boa movimentação turística das regiões onde é realizada. “Além do turista externo, essa festa traz o turista interno, que inclusive, é uma preocupação do secretário de Turismo, Elber Batalha. É importante movimentar os sergipanos dentro de Sergipe e é possível encontrar essa oportunidade no Verão Sergipe”, comentou o assessor especial da Secretaria de Turismo, Hugo Julião.


Representantes de equipes de saúde, segurança, policiamento, trânsito, cultura, além de cada município onde vai acontecer a festa, estiveram presentes na reunião que teve como principal pauta o bom funcionamento do Verão Sergipe, como tem acontecido desde a primeira edição do evento. “Fizemos um planejamento e daremos prioridade aos acessos, além do policiamento normal. Teremos o apoio da CPTran, CPRv, a Rádio Patrulha e o Choque, que também estarão presentes lá, garantindo a segurança das pessoas que irão participar do evento”, disse o capitão da Polícia Minilitar, Deny Ricardo .


Há anos, o Verão Sergipe é o único evento no país que é totalmente gratuito, mesmo contando com a presença de grandes artistas, e por isso, a expectativa é de um grande público. Todos os detalhes foram discutidos em reunião e todos os últimos ajustes foram feitos, faltando apenas quatro dias para a festa do verão mais quente do Brasil.


“Essa reunião é importante porque a gente consegue juntar todas as secretarias e órgãos envolvidos no evento para que possamos articular, já que todos são dependentes uns dos outros. Aqui discutimos dificuldades e encontramos soluções”, explicou Janaína Rodrigues, coordenadora de eventos da Secretaria de Cultura.


Essa é a 5ª edição do Verão Sergipe, que fomenta a cultura, a música e os esportes, além de promover a inclusão social e fortalecer o turismo sergipano. “A cada ano que passa, notamos que o evento vem crescendo, já é consolidado. O Verão Sergipe está no calendário dos sergipanos e também dos turistas que se deslocam pra cá apenas para curtir essa grande festa”, concluiu Janaína.


Programação


Atalaia Nova


Sexta-feira, 27/01 - The Baggios, Paralamas do Sucesso e Margareth Menezes


Sábado, 28/01 – Reação, Rita Lee e Chimarruts


Caueira


Sexta-feira, 03/2 – Cabedal, Biquine Cavadão e Fundo de Quintal


Sábado, 04/02 – Alapada, Rita Ribeiro e Frejat


Maiores detalhes no site: wwww.veraosergipe.com.br .

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil: um programa imbecil, em verso e prosa pelo cordelista Antonio Barreto. Leia e compartilhe!


Antônio Barreto: Big Brother é um desserviço ao país
Amante da cultura popular, dos livros, da natureza e da poesia, o professor-poeta-cordelista Antônio Barreto nasceu em Santa Bárbara, no interior da Bahia, e reside em Salvador. 


Graduado em Letras Vernáculas e pós-graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira, Barreto tem vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, e em dezembro de 2006 lançou seu terceiro livro de poemas, "Flores de Umburana", pelo Selo Letras da Bahia.


Atualmente, vem sendo divulgado por email um cordel que pelo menos, deveria mexer nos brios de Pedro Bial e, principalmente, do povo brasileiro. É uma análise sobre o programa de reality show da Rede Globo, o Big Brother Brasil, que rende milhões à emissora e, de fato, nada de produtivo traz aos telespectadores. 


Porque, pensando bem, o programa não passa de um grande caça níquel televisivo que enriquece a Globo e, como disse o professo Barreto, atrofia a mente do povo brasileiro onde os chamados "heróis" protagonizam um mundo de palhaçadas num zoológico humano onde impera a esperteza, a malandragem e a baixeza. Um desserviço ao Brasil!


Confira o texto do cordel a seguir!



BIG BROTHER BRASIL: UM PROGRAMA IMBECIL.




Autor: Antonio Barreto
Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,
residente em Salvador.





Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.


Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.


Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.


Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.


Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.


O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.


Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.


"Bial, respeite o povo brasileiro!"
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.


Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.


Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social


Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.


Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.


A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.


Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.


Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.


Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.


É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.


Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.


A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.


E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.


E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.


"Nós somos o culpado, porque sai do nosso bolso
esses milhões desejados, que são ligações diárias
desnecessárias pra esses desocupados".
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.


A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.


Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.


Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?


Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Festival de Verão Salvador 2012 começa nesta quarta, 25



Luan Santana, Paula Fernandes, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Frejat, Banda Eva, Aviões do Forró, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Sorriso Maroto, Jorge e Mateus, Tomate e A Zorra. estão entre as atrações do Festival Verão Salvador, maior festival anual de música do Brasil, que começa nesta quarta, dia 25, e termina no sábado, dia  28 de janeiro, no Parque de Exposições de Salvador.


James Blunt em Salvador


Como atração internacional, a presença do cantor britânico James Blunt, premiado e aclamado por seus hits melódicos ao redor do mundo, e considerado uma das maiores revelações da música pop dos últimos tempos.












Novas áreas


A edição de 2012 traz algumas mudanças na infraestrutura da festa. Novas arenas de shows e espaços mais confortáveis para o público estão entre as novidades.


O destaque vai para a chegada do Casarão do Ritmo - em substituição à Casa do Pagode, Arena Universitária e Casa do Samba. O espaço, com capacidade para cerca de 6 mil pessoas, vai abrigar dois palcos que alternam shows de samba, forró, axé, pagode e sertanejo durante toda a noite, sem dar descanso para o folião.




Já a tradicional Tenda Eletrônica vai ganhar mais espaço e será totalmente climatizada. A Concha do Festival, integrada ao evento desde 2009, continua como a área mais democrática da festa misturando ritmos e levando grandes nomes da MPB para o palco. Sem falar no palco principal, o Palco 2012, que há 13 anos apresenta grandes estrelas da música brasileira e atrações internacionais para as cerca de 200 mil pessoas que passam pelo parque nos quatro dias de festa.


O outro novo ambiente será o Espaço Maresia, formado por quatro grandes lounges, que servirão para o público dar uma pausa, se alimentar e recarregar as energias entre os shows. O folião terá ainda a oportunidade de interagir com esquetes culturais sem geração de ruído.


Redução do impacto ambiental


Um programa para a redução do impacto ambiental é uma das novidades anunciadas pelos organizadores do Festival de Verão Salvador 2012. A ação foi firmada incluindo cinco parceiros no evento e contemplam estrutura de palcos e espaços do Festival, sugerindo melhores escolhas de materiais e consumo para fornecedores e parceiros.


“Entendemos que, além da música, o maior festival do verão brasileiro deve ter o cuidado com o meio ambiente como um dos seus pilares. A ideia é que o Festival de Verão cause o menor impacto possível, além de estimular a conscientização da população soteropolitana para uma mudança de atitude”, afirma Dante Iacovone, superintendente da Rede Bahia. Ao final da festa musical será desenvolvido um relatório sócio ambiental com o balanço das ações realizadas, sinalizando possibilidades de melhorias para edições futuras.



Os ingressos para o Festival podem ser adquiridos nas lojas Ticketmix nos shoppings Barra, Iguatemi, Paralela e Salvador, e pela internet.