terça-feira, 13 de março de 2012

Horizonte Profissional premiou as melhores redações de 2011


Nesta terça (13), o auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco foi tomado por 800 estudantes das 10 escolas finalistas, para assistir à entrega dos prêmios para as melhores redações feitas pelos participantes do Horizonte Profissional em 2011. Ao todo, 4.650 alunos de 74 escolas técnicas e de referência em ensino médio, do litoral ao sertão, participaram do Horizonte no ano passado e estavam concorrendo à premiação.
Os textos contam o que os estudantes viram e o que podem levar para a vida profissional depois da visita técnica no Porto de Suape. Os autores dos cinco melhores textos levaram para casa um netbook e um certificado, e as escolas onde eles estudam ganharam um notebook e uma placa comemorativa. Do 6º ao 10º lugar, os donos das redações classificadas foram presenteados com um Mp4 e um certificado, enquanto as escolas também receberam a placa comemorativa. Os dez finalistas tiveram, ainda, as redações publicadas em um livro.
Na ocasião da premiação, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, destacou o prazer em participar do Horizonte Profissional: “Fazer parte desse projeto é dar oportunidade de um futuro melhor aos estudantes. Existem quase 100 mil alunos no Ensino Médio. A expectativa é ampliar o programa e atender a todos eles, para que todos possam vislumbrar um futuro melhor”, destaca.
A autora da melhor redação, Daniela Gabriela Silva de Brito, da Escola Ageu Magalhães, no Recife, ficou bastante emocionada com a premiação. Daniela, que passou nos vestibulares da UFPE e da UPE para o curso de História, fez uma redação no mesmo dia da visita e se surpreendeu: “Eu escrevi tão rápido, que nunca pensei que fosse ganhar. À medida que foram chamados os nomes e o meu foi ficando pro fim, eu fiquei sem chão. Quando chamaram meu nome, eu olhei para os professores e eles estavam chorando. Foi lindo”, relembrou Daniela.
A professora de redação de Daniela, Marinalda Ramos, comemorou: “Esse tipo de reconhecimento é o que dá ao professor a força para continuar, a ir trabalhar todos os dias sabendo que todo o esforço não é em vão! Ela não só prestou vestibular para História como fez história no colégio”, brinca com o trocadilho a professora Marinalda.
A autora da redação que ficou em 1º lugar, entre 4.650 participantes, Daniela Brito.
O programa de turismo pedagógico Horizonte Profissional é uma iniciativa do Governo do Estado, através da parceria entre as Secretarias de Turismo e de Educação de Pernambuco com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape).
Desde março de 2011, três vezes por semana, ônibus cedidos pelos parceiros do projeto levam os estudantes para o Complexo, onde participam de uma palestra introdutória, recebem material informativo e seguem para uma visita técnica guiada por funcionários de Suape. O passeio é uma chance para que esse jovem descubra novas possibilidades profissionais com as quais nunca havia se confrontado.
A palestra proferida aos participantes do projeto, que beneficia alunos de escolas estaduais técnicas e de referência em ensino médio, já começa com uma boa notícia ‘Tenham certeza de uma coisa: Suape precisa de vocês’. A conversa com profissionais na administração de Suape é só a primeira parada da visita técnica, que dura 4 horas e percorre, no total, 13 km dentro do Porto. Os jovens têm a chance de ver os navios bem de perto. Além disso, descobrem quais empresas fazem parte do empreendimento e que tipo de mão de obra elas costumam contratar. Tendo em vista o número de empregos diretos e indiretos que vêm sendo abertos relacionados ao Complexo, a visita é mais que um passeio, é um novo horizonte que se abre para esses jovens.