segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nesta segunda, Fórum discutiu acessibilidade para Copa 2014 - Por uma copa inclusiva!


De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Pensando nesse segmento, a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) realizou nesta segunda-feira (12), no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, o terceiro Fórum Bahia Copa 2014, que tem como tema a acessibilidade.


O encontro reuniu autoridades nacionais e internacionais ligadas ao esporte e às políticas de inclusão. O objetivo foi discutir maneiras de garantir o acesso de pessoas com deficiência durante os jogos, melhorando também a infraestrutura voltada para essas pessoas no estado.

Acessibilidade é um dos focos da Copa 2014
Durante a abertura do evento o secretário Ney Campelo destacou o pioneirismo da Bahia ao realizar encontros como esse. “Todo mês de dezembro realizamos o Fórum, que discute um tema determinado relacionado à Copa e faz também um balanço das nossas atividades no ano que passou. Dessa vez, escolhemos a acessibilidade. O Brasil é destaque em competições paraolímpicas, um país que busca cada vez mais incluir as pessoas com deficiência. Na Bahia, esse é um de nossos focos durante a organização da Copa 2014”.


Também estiveram na abertura do encontro os secretários do Turismo, Domingos Leonelli, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e da Fazenda, Carlos Martins. O evento contou com palestras sobre acessibilidade, organização dos jogos olímpicos de Londres, economia criativa e posicionamento de marcas no cenário esportivo.


Para o integrante do Conselho Estadual de Pessoas com deficiência, João Prazeres, o estado tem sido um parceiro e sempre buscado o diálogo. “É importante poder participar das discussões com sugestões e cobranças que são tratadas diretamente com os gestores públicos. O Estado está de parabéns por abrir este diálogo, e hoje podemos dizer que ele é parceiro das pessoas com deficiência.”


Capacitação - Durante a solenidade foi assinado entre o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), convênio para oferta de cursos de capacitação de dois mil taxistas, mil ambulantes e 300 baianas de acarajé, com foco em hospitalidade, gestão de negócios e idiomas.


De acordo com o Superintendente do Sebrae, Edval Passos, essa é apenas uma das ações que buscam preparar os trabalhadores baianos para atuar com competência e qualidade durante a Copa. “Nós já identificamos os nove setores com maiores oportunidades de negócios e estamos trabalhando para que micro e pequenas empresas possam realizar bons negócios durante a Copa”.