O governador Jaques Wagner fechou na segunda, 17/01, a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, 10 são os atuais titulares de suas pastas e os demais, assumem os cargos pela primeira vez.
A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.
“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”, concluiu Wagner.
O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.
Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro
Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida
Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar
Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim
Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa
Destes, os cinco últimos já tomaram posse na terça (18), no gabinete do governador (Turismo, Infraestrutura, Cultura, Planejamento e Segurança Pública).
Criação da Secom atende reivindicação da sociedade civil
Com a criação da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), o governador Jaques Wagner atendeu uma das principais demandas da sociedade civil, surgida nas Conferências de Comunicação promovidas nos últimos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).
Para o secretário Robinson Almeida, “a criação é um reconhecimento da área de Comunicação Social como uma política pública e vai valorizar os profissionais do setor”. Entre as metas da Secom estão o fortalecimento das agências de propaganda, da radiodifusão comunitária e dos pequenos meios.