sábado, 28 de janeiro de 2012

Desocupa e vai sambar!


Que baiano gosta de festa, isso todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe é que a segunda-feira se tornou um dia especial para quem gosta de sair. Há dez anos, por exemplo, o Harmonia do Samba faz "A melhor segunda-feira do mundo", com seus ensaios de verão; segunda também é o dia escolhido para o ensaio do Cortejo Afro e para J. Velloso fazer sua temporada no Padaria Bar, a "Segunda Gorda".


Pensando nisto, Sandra Simões também escolheu a segunda para fazer seu projeto, "Samba Urbano", que vem consquistando o público a cada semana, no Piola, no Rio Vermelho, unindo duas paixões do brasileiro: pizza e samba? Ou vai dizer que a pizza já não faz parte do nosso cardápio?


E é num clima de muita descontração e alegria que a Piola se transforma numa verdadeira Casa de Samba. A partir das 20 horas, as mesas saem de cena para dar lugar a um grande salão e o serviço entra no ritmo com pizzas servidas em fatias e atendimento no balcão. A DJ Alessandra Nohvais esquenta a galera com repertório de música brasileira dançante e quando a VJ Barbara Tercia começa a colorir o teto da casa com suas projeções, é hora de sambar.


A entrada dá direito a ouvir alguns dos maiores clássicos brasileiros, como Não deixe o samba morrer, Disritmia e Saudosa Maloca, que o público entoa em coro do início ao fim da festa. Sandrinha aproveita ainda para mostrar músicas inéditas, algumas autorais, que ela adianta do disco que lançará em março, como Santo de Barro e Comigo Ninguém Pode.


A cada semana Sandrinha recebe alguns amigos e parceiros musicais para uma canja em meio ao show. É a hora que ela aproveita para sambar no chão, no meio da galera. Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Tito Bahiense, Armandinho e André Macedo saíram encantados de suas apresentações, tamanha a receptividade do público, que ajuda o ambiente a ficar ainda mais gostoso. Toda edição tem também umas boas surpresas, que Sandra apronta, como números de circo caindo do teto, a invasão de uma Escola de Samba e, na última segunda-feira, uma esquete do espetáculo “Banheiro Fantástico” muito bem colocada em meio ao show. Momentos de catarse coletiva na Piola.


A brincadeira continua no dia 30/01 com as participações de Lazzo Matumbi, Peu Meurray, Thati e Mazzo Guimarães. Pra completar, uma banda massa junta a sonoridade tradicional de pandeiro, cavaquinho, bandolim e violão, ao tempero de bateria, contrabaixo elétrico, guitarra convencional e guitarrinha baiana. Bamba e Rock n' Roll, é o conceito. A música entra pelo sapato, domina o corpo inteiro e o samba come noite adentro. A festa só acaba lá pra meia noite. Tudo isso bem pertinho do público, que samba bom é assim, olho no olho. A direção artística é de Sandra Simões e a direção musical de Léo Brasileiro.


Sandra Simões em Samba Urbano
na Piola Pizzaria – Rio Vermelho [mapa]
[Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 - Rio Vermelho, Salvador – BA]
Toda segunda-feira, 20h | R$ 20 (inteira)
|| Abertura com DJ Alessandra Nohvais
Participações especiais e Pizza


FICHA TÉCNICA_voz e direção artística: Sandra Simões | violão/ guitarra e direção musical: Léo Brasileiro | violão 7 cordas e cavaquinho: Dú Marques | guitarra baiana e bandolim: Ricardo Marques | bateria: Vítor Leony | percussão: Ciro Cuca e Bóka Reis || Produção: Flávia Motta ||