quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1870 vagas em cursos gratuitos de formação profissional em Salvador


A partir desta quinta-feira, dia 23.02, estarão abertas 1870 vagas para os cursos gratuitos de aplicador de revestimento cerâmico, armador de ferragem, assistente de obras, carpinteiro de esquadrias, carpinteiro de obras, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, gesseiro, pedreiro de alvenaria, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimentos em argamassa, pintor de obras, serralheiro de materiais ferrosos, serralheiro de materiais não ferrosos e recepcionista em serviços de saúde.

As aulas serão ministradas na capital baiana nos seguintes endereços: na ACAFAG - Associação de Apoio Comunitário à Educação, à Cultura e à Cidadania ( 840 vagas, em Cajazeiras), no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (870 vagas, no Barbalho), e no CESEP – Centro Suburbano de Educação Profissional ( 160 vagas, Subúrbio Ferroviário). 


A matrícula vai até o dia 29.02 e pode ser feita nas três instituições onde serão ministrados os cursos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. 


As aulas começam na segunda quinzena de março com turmas matutinas e vespertinas. 


O pré-requisitos para o candidato são : ter ensino fundamental incompleto ou completo, a depender do curso, ter entre 18 e 59 anos, ser beneficiário do Programa Bolsa Família ou dependente e possuir o NIS – Número de Identificação Social. 


É preciso também ter conta corrente bancária ou poupança no Banco do Brasil ou CAIXA Econômica Federal. Os documentos necessários são : cópia do RG, do CPF e comprovantes de residência, do Número de Identificação Social – NIS e de escolaridade. Os alunos receberão material didático e pedagógico, transporte, lanche e uniforme (camisa).

Os cursos serão realizados através de parceria entre a  ACAFAG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, em atendimento a demanda da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão – SETAD, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, autarquia do Ministério da Educação que disponibiliza cursos de qualificação social e profissional, para beneficiários do “Programa Bolsa Família”, no Município do Salvador.

Serviço

Matrículas: de 23 a 29 de fevereiro de 2012
Inscrições: Na ACAFAG – Estrada do Coqueiro Grande, nº 126, Fundos, Fazenda Grande II, cajazeiras – 840 vagas, no IFBA – Rua Emídio dos Santos S/nº, Barbalho (antiga Escola Técnica Federal da Bahia) – 870 vagas e no CESEP – Centro Suburbano de Educação Profissional, subúrbio ferroviário – 160 vagas.
Horário das matrículas: de segunda a sexta-feira, das 08:00h às12:00h e 13:00h às 17:00h.
Início das aulas: 2ª quinzena de Março/2012
Horário de funcionamento dos cursos: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h - turmas matutinas e 13h30 às 17h30 – turmas vespertinas.
Pré-requisitos: Ensino fundamental incompleto ou completo, a depender do curso; ter entre 18 e 59 anos; ser beneficiário do Programa Bolsa Família ou dependente e possuir o NIS – Número
de Identificação Social. Ter conta corrente bancária ou poupança no Banco do Brasil S/A ou CAIXA Econômica Federal.
Documentação necessária: Cópia do RG, CPF e comprovantes de residência, do Número de Identificação Social – NIS e de escolaridade.
Benefícios: Material didático e pedagógico, transporte, lanche e uniforme (camisa).

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Psirico grava especial de Carnaval no programa da Eliana


A banda Psirico gravou esta semana o programa da Eliana, no SBT, para o especial de Carnaval. Márcio Victor, com toda sua irreverência, cantou a música “Bate Cabelo”, que já virou hit neste verão e que diz "não" ao preconceito! 


O vocalista ainda contou todas as novidades do Carnaval e do novo DVD do grupo, que está sendo gravado ao longo dos ensaios do Psi, e que vai ser lançado ainda no primeiro semestre de 2012. 


A exibição do programa está marcada para o dia 19 de fevereiro, a partir das 15h.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Coronel diz que Assembleia Legislativa da Bahia foi esvaziada e manifestantes detidos, inclusive o líder do movimento, Marco Prisco


Marco Prisco é detido e, a pedido, sai pelo fundo
O prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, foi liberado na manhã desta quinta-feira (9) pelos policiais militares grevistas que mantinham a ocupação desde 31 de janeiro. O ex-policial militar Marco Prisco, considerado líder do movimento, e o policial Antônio Angelim deixaram o local presos. Até por volta das 8h30, não havia confirmação do fim da greve.


A saída dos manifestantes e as prisões ocorreram após o Jornal Nacional divulgar, na quarta-feira (8), conversas gravadas entre os chefes dos PMs grevistas na Bahia que mostram acertos para realização de ações de vandalismo em Salvador. O líder da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, foi flagrado em ao menos um dos telefonemas. Tanto ele quanto Angelim estavam na lista dos 12 integrantes do movimento que eram alvo de mandados de prisão. Até esta manhã, cinco foram presos.


Coronel Cunha: o prédio foi totalmente liberado
Cerca de 240 pessoas foram retiradas do prédio


O tenente-coronel do Exército Márcio Cunha disse que os dois presos nesta manhã foram encaminhados para a Polícia do Exército, na capital baiana. Ambos saíram pelos fundos da Assembleia, evitando o contato com a imprensa. A estratégia foi uma exigência de Prisco, que liderava a ocupação.


Segundo Cunha, cerca de 240 pessoas foram retiradas do prédio. A imprensa não foi autorizada a entrar na Assembleia, mas ainda de acordo com informações do Exército, as instalações estão intactas, mas muito sujas. Soldados do Exército fazem uma revista no prédio.


Depois da liberação do espaço, o acesso ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde funciona a Assembleia e outros órgãos públicos, foi totalmente liberado.


O governo da Bahia informou que está avaliando a situação para depois divulgar um comunicado oficial. A Secretaria de Segurança Pública também não tem informações até o momento, mas diz que deve realizar uma entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.


Grevistas começaram a sair do prédio pouco depois das 6h
Denúncia e desocupação


Policiais militares grevistas começaram a deixar o prédio da Assembleia pouco depois das 6h desta quinta, quando a ocupação do local completava dez dias. A saída foi anunciada ainda na madrugada pelo advogado Rogério Andrade, um dos defensores da Aspra.


A saída dos manifestantes ocorreu de forma organizada no começo da manhã. Primeiro, um grupo de mulheres deixou o prédio. As forças de segurança colocaram ônibus à disposição do grupo. A maioria deixou a região usando os próprios carros e motos. Os veículos foram revistados pela Polícia Federal.


A maioria deixou o local de carro. Os veículos foram
revistados pela Polícia Federal
A greve dos PMs na Bahia começou em 31 de janeiro e o governo do estado solicitou auxílio da Força Nacional de Segurança e do Exército para fazer o patrulhamento nas ruas e cercar o prédio da Assembleia, que havia sido tomado pelos grevistas.


Ainda antes do amanhecer, cinco homens deixaram a sede do órgão estadual e foram liberados porque não havia mandados de prisão contra eles. Eles passam por uma revista e tiveram a saída permitida. A liberação deles foi mais um indício de que a entrega total dos grevistas estava próxima. Os soldados do Exército se mantiveram estrategicamente posicionados para atuar em caso de necessidade.


Estratégia começou na quarta


Já na quarta-feira (8), foi ampliado o número de soldados que vigiavam as entradas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). O número de homens no local passou de 1.038 para 1.400 no período da tarde, sendo 1.200 membros do Exército, 50 da Força Nacional e 150 PMs.


Como estratégia da retomada do prédio, foi feito um bloqueio, fechando-se todos os acessos ao CAB - Centro Administrativo da Bahia. De acordo com o coronel Cunha, que estava no comando das ações, tudo foi feito em sigilo para que a desocupação fosse efetivada sem tumultos, o que ocorreu na manhã desta quinta.


Sem saber o que estava acontecendo, os manifestantes pensavam que as medidas tomadas era para enfraquecer o movimento.


Greve começou desde o dia 31 de janeiro e é ilegal, conforme afirmou
o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio
Greve ilegal


Ainda na quarta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou ser ilegal a greve de policiais militares, como os da Bahia - que fazem paralisação desde o dia 31 de janeiro.


"A greve é um tema social. Mas, neste caso, ela é inconstitucional, é ilegal. Se viesse uma lei legitimando o direito de greve de militares, ela fatalmente cairia no STF, seria julgada inconstitucional", disse Mello. O artigo 142 da Constituição estabelece que ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.


Fonte: G1 BA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fotógrafo baiano expõe sobre a Indonésia em Fernando de Noronha - Pernambuco, a partir do dia 9/2.


INDONÉSIA TERRA E MAR, inspiração em constante interação é o nome da exposição fotográfica que o baiano Bruno Veiga apresentará no Restaurante Cacimba Bistrô, em Fernando de Noronha (PE). A mostra tem patrocínio da MAHALO, será aberta no dia 9 de fevereiro, às 19h, e ficará por tempo indeterminado no arquipélago.


Com um acervo montado em quatro temporadas de Bruno Veiga na Indonésia, a mostra revela, através do entusiasmo e da percepção do fotógrafo, o surf, as paisagens e a rica cultura do país, que encanta não só pelos belos cenários, mas também por um povo simples e sorridente, que vive em contato com a natureza exuberante.


Este é o segundo ano consecutivo que o surfista e fotógrafo expõe em Noronha. No mesmo período do ano passado, ele apresentou a mostra Cores de Noronha, também patrocinada pela MAHALO, que contou com 20 imagens sobre a beleza e o surf do local.


Todos os anos, Bruno Veiga fica na Indonésia de abril a novembro. Ele trabalha documentando expedições de surf em ilhas desertas e exuberantes. “As imagens serão produzidas entre Bali e Sumatra, em lugares inóspitos e paradisíacos. As fotos mostram não só as perfeitas ondas deste país, mas também a sua rica cultura, através de fotos de paisagens e de pessoas”, explica Veiga.


Formado em Educção Fisica, Bruno Veiga trabalhou nesta área por oito anos. “Mas depois chutei o balde. Estudei fotografia e ganhei o mundo. Comecei fotografando em Noronha e depois na Indonésia e no Chile”, conta o fotógrafo, que hoje trabalha para as principais revistas especializadas em surf do país.


Em Salvador – Após a mostra de Fernando de Noronha, Veiga vai exibir o mesmo material em Salvador, ainda no primeiro semestre. “A primeira exposição teve um grande sucesso aqui em Noronha e tenho certeza que com esta vai acontecer a mesma coisa. Por isso, temos que levar ela para Salvador. Será um grande orgulho mostrar meu trabalho na minha cidade”, comenta.