sábado, 28 de janeiro de 2012

Desocupa e vai sambar!


Que baiano gosta de festa, isso todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe é que a segunda-feira se tornou um dia especial para quem gosta de sair. Há dez anos, por exemplo, o Harmonia do Samba faz "A melhor segunda-feira do mundo", com seus ensaios de verão; segunda também é o dia escolhido para o ensaio do Cortejo Afro e para J. Velloso fazer sua temporada no Padaria Bar, a "Segunda Gorda".


Pensando nisto, Sandra Simões também escolheu a segunda para fazer seu projeto, "Samba Urbano", que vem consquistando o público a cada semana, no Piola, no Rio Vermelho, unindo duas paixões do brasileiro: pizza e samba? Ou vai dizer que a pizza já não faz parte do nosso cardápio?


E é num clima de muita descontração e alegria que a Piola se transforma numa verdadeira Casa de Samba. A partir das 20 horas, as mesas saem de cena para dar lugar a um grande salão e o serviço entra no ritmo com pizzas servidas em fatias e atendimento no balcão. A DJ Alessandra Nohvais esquenta a galera com repertório de música brasileira dançante e quando a VJ Barbara Tercia começa a colorir o teto da casa com suas projeções, é hora de sambar.


A entrada dá direito a ouvir alguns dos maiores clássicos brasileiros, como Não deixe o samba morrer, Disritmia e Saudosa Maloca, que o público entoa em coro do início ao fim da festa. Sandrinha aproveita ainda para mostrar músicas inéditas, algumas autorais, que ela adianta do disco que lançará em março, como Santo de Barro e Comigo Ninguém Pode.


A cada semana Sandrinha recebe alguns amigos e parceiros musicais para uma canja em meio ao show. É a hora que ela aproveita para sambar no chão, no meio da galera. Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, Tito Bahiense, Armandinho e André Macedo saíram encantados de suas apresentações, tamanha a receptividade do público, que ajuda o ambiente a ficar ainda mais gostoso. Toda edição tem também umas boas surpresas, que Sandra apronta, como números de circo caindo do teto, a invasão de uma Escola de Samba e, na última segunda-feira, uma esquete do espetáculo “Banheiro Fantástico” muito bem colocada em meio ao show. Momentos de catarse coletiva na Piola.


A brincadeira continua no dia 30/01 com as participações de Lazzo Matumbi, Peu Meurray, Thati e Mazzo Guimarães. Pra completar, uma banda massa junta a sonoridade tradicional de pandeiro, cavaquinho, bandolim e violão, ao tempero de bateria, contrabaixo elétrico, guitarra convencional e guitarrinha baiana. Bamba e Rock n' Roll, é o conceito. A música entra pelo sapato, domina o corpo inteiro e o samba come noite adentro. A festa só acaba lá pra meia noite. Tudo isso bem pertinho do público, que samba bom é assim, olho no olho. A direção artística é de Sandra Simões e a direção musical de Léo Brasileiro.


Sandra Simões em Samba Urbano
na Piola Pizzaria – Rio Vermelho [mapa]
[Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113 - Rio Vermelho, Salvador – BA]
Toda segunda-feira, 20h | R$ 20 (inteira)
|| Abertura com DJ Alessandra Nohvais
Participações especiais e Pizza


FICHA TÉCNICA_voz e direção artística: Sandra Simões | violão/ guitarra e direção musical: Léo Brasileiro | violão 7 cordas e cavaquinho: Dú Marques | guitarra baiana e bandolim: Ricardo Marques | bateria: Vítor Leony | percussão: Ciro Cuca e Bóka Reis || Produção: Flávia Motta ||

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tudo pronto para o Verão Sergipe 2012: dias 27 e 28/01 na Atalaia Nova, e 3 e 4/2 na Caueira.


Na tarde desta última terça-feira (24), aconteceu no auditório do Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (ITPS), a reunião para discutir a logística do Verão Sergipe 2012, que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, na Atalaia Nova, e nos dias 03 e 04 de fevereiro na Caueira.


Esse ano, o evento terá exatamente a mesma estrutura que teve o ano passado e também os mesmos horários na programação. As competições esportivas iniciarão a partir das 8h e terminarão às 17h, e os shows, a partir das 20h, com previsão de 8h de duração diárias.


A festa, além de valorizar grandes artistas locais, também coopera para a boa movimentação turística das regiões onde é realizada. “Além do turista externo, essa festa traz o turista interno, que inclusive, é uma preocupação do secretário de Turismo, Elber Batalha. É importante movimentar os sergipanos dentro de Sergipe e é possível encontrar essa oportunidade no Verão Sergipe”, comentou o assessor especial da Secretaria de Turismo, Hugo Julião.


Representantes de equipes de saúde, segurança, policiamento, trânsito, cultura, além de cada município onde vai acontecer a festa, estiveram presentes na reunião que teve como principal pauta o bom funcionamento do Verão Sergipe, como tem acontecido desde a primeira edição do evento. “Fizemos um planejamento e daremos prioridade aos acessos, além do policiamento normal. Teremos o apoio da CPTran, CPRv, a Rádio Patrulha e o Choque, que também estarão presentes lá, garantindo a segurança das pessoas que irão participar do evento”, disse o capitão da Polícia Minilitar, Deny Ricardo .


Há anos, o Verão Sergipe é o único evento no país que é totalmente gratuito, mesmo contando com a presença de grandes artistas, e por isso, a expectativa é de um grande público. Todos os detalhes foram discutidos em reunião e todos os últimos ajustes foram feitos, faltando apenas quatro dias para a festa do verão mais quente do Brasil.


“Essa reunião é importante porque a gente consegue juntar todas as secretarias e órgãos envolvidos no evento para que possamos articular, já que todos são dependentes uns dos outros. Aqui discutimos dificuldades e encontramos soluções”, explicou Janaína Rodrigues, coordenadora de eventos da Secretaria de Cultura.


Essa é a 5ª edição do Verão Sergipe, que fomenta a cultura, a música e os esportes, além de promover a inclusão social e fortalecer o turismo sergipano. “A cada ano que passa, notamos que o evento vem crescendo, já é consolidado. O Verão Sergipe está no calendário dos sergipanos e também dos turistas que se deslocam pra cá apenas para curtir essa grande festa”, concluiu Janaína.


Programação


Atalaia Nova


Sexta-feira, 27/01 - The Baggios, Paralamas do Sucesso e Margareth Menezes


Sábado, 28/01 – Reação, Rita Lee e Chimarruts


Caueira


Sexta-feira, 03/2 – Cabedal, Biquine Cavadão e Fundo de Quintal


Sábado, 04/02 – Alapada, Rita Ribeiro e Frejat


Maiores detalhes no site: wwww.veraosergipe.com.br .

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil: um programa imbecil, em verso e prosa pelo cordelista Antonio Barreto. Leia e compartilhe!


Antônio Barreto: Big Brother é um desserviço ao país
Amante da cultura popular, dos livros, da natureza e da poesia, o professor-poeta-cordelista Antônio Barreto nasceu em Santa Bárbara, no interior da Bahia, e reside em Salvador. 


Graduado em Letras Vernáculas e pós-graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira, Barreto tem vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, e em dezembro de 2006 lançou seu terceiro livro de poemas, "Flores de Umburana", pelo Selo Letras da Bahia.


Atualmente, vem sendo divulgado por email um cordel que pelo menos, deveria mexer nos brios de Pedro Bial e, principalmente, do povo brasileiro. É uma análise sobre o programa de reality show da Rede Globo, o Big Brother Brasil, que rende milhões à emissora e, de fato, nada de produtivo traz aos telespectadores. 


Porque, pensando bem, o programa não passa de um grande caça níquel televisivo que enriquece a Globo e, como disse o professo Barreto, atrofia a mente do povo brasileiro onde os chamados "heróis" protagonizam um mundo de palhaçadas num zoológico humano onde impera a esperteza, a malandragem e a baixeza. Um desserviço ao Brasil!


Confira o texto do cordel a seguir!



BIG BROTHER BRASIL: UM PROGRAMA IMBECIL.




Autor: Antonio Barreto
Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,
residente em Salvador.





Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.


Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.


Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.


Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.


Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.


O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.


Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.


"Bial, respeite o povo brasileiro!"
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.


Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.


Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social


Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.


Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.


A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.


Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.


Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.


Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.


É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.


Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.


A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.


E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.


E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.


"Nós somos o culpado, porque sai do nosso bolso
esses milhões desejados, que são ligações diárias
desnecessárias pra esses desocupados".
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.


A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.


Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.


Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?


Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Festival de Verão Salvador 2012 começa nesta quarta, 25



Luan Santana, Paula Fernandes, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Frejat, Banda Eva, Aviões do Forró, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Sorriso Maroto, Jorge e Mateus, Tomate e A Zorra. estão entre as atrações do Festival Verão Salvador, maior festival anual de música do Brasil, que começa nesta quarta, dia 25, e termina no sábado, dia  28 de janeiro, no Parque de Exposições de Salvador.


James Blunt em Salvador


Como atração internacional, a presença do cantor britânico James Blunt, premiado e aclamado por seus hits melódicos ao redor do mundo, e considerado uma das maiores revelações da música pop dos últimos tempos.












Novas áreas


A edição de 2012 traz algumas mudanças na infraestrutura da festa. Novas arenas de shows e espaços mais confortáveis para o público estão entre as novidades.


O destaque vai para a chegada do Casarão do Ritmo - em substituição à Casa do Pagode, Arena Universitária e Casa do Samba. O espaço, com capacidade para cerca de 6 mil pessoas, vai abrigar dois palcos que alternam shows de samba, forró, axé, pagode e sertanejo durante toda a noite, sem dar descanso para o folião.




Já a tradicional Tenda Eletrônica vai ganhar mais espaço e será totalmente climatizada. A Concha do Festival, integrada ao evento desde 2009, continua como a área mais democrática da festa misturando ritmos e levando grandes nomes da MPB para o palco. Sem falar no palco principal, o Palco 2012, que há 13 anos apresenta grandes estrelas da música brasileira e atrações internacionais para as cerca de 200 mil pessoas que passam pelo parque nos quatro dias de festa.


O outro novo ambiente será o Espaço Maresia, formado por quatro grandes lounges, que servirão para o público dar uma pausa, se alimentar e recarregar as energias entre os shows. O folião terá ainda a oportunidade de interagir com esquetes culturais sem geração de ruído.


Redução do impacto ambiental


Um programa para a redução do impacto ambiental é uma das novidades anunciadas pelos organizadores do Festival de Verão Salvador 2012. A ação foi firmada incluindo cinco parceiros no evento e contemplam estrutura de palcos e espaços do Festival, sugerindo melhores escolhas de materiais e consumo para fornecedores e parceiros.


“Entendemos que, além da música, o maior festival do verão brasileiro deve ter o cuidado com o meio ambiente como um dos seus pilares. A ideia é que o Festival de Verão cause o menor impacto possível, além de estimular a conscientização da população soteropolitana para uma mudança de atitude”, afirma Dante Iacovone, superintendente da Rede Bahia. Ao final da festa musical será desenvolvido um relatório sócio ambiental com o balanço das ações realizadas, sinalizando possibilidades de melhorias para edições futuras.



Os ingressos para o Festival podem ser adquiridos nas lojas Ticketmix nos shoppings Barra, Iguatemi, Paralela e Salvador, e pela internet.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sala de Imprensa do Festival de Verão Salvador é lançada nesta segunda, 23


Ontem (23) foi lançada oficialmente a Sala de Imprensa do maior festival anual de música do Brasil, o Festival de Verão Salvador, que acontece de quarta (25) a sábado (28), no Parque de Exposições de Salvador. 


Entre os convidados, o cantor Netinho e produtores musicais como Gegê Magalhães, Jefrey (Chica Fé e Cheiro Produções), Gegê Magalhães e Fausto (Chiclete com Banana) e Jesus (irmão de Ivete Sangalo), além da imprensa, local e nacional, que já estão na expectativa da cobertura deste grande evento, que tem assessoria da Via Press, You Comunicação e Marcativa.






Luan Santana, Paula Fernandes, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Frejat, Banda Eva, Aviões do Forró, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Sorriso Maroto, Jorge e Mateus, Tomate e A Zorra estão entre as atrações do Festival, que traz como atração internacional o cantor britânico James Blunt, premiado e aclamado por seus hits melódicos ao redor do mundo, e considerado uma das maiores revelações da música pop dos últimos tempos.
James Blunt é a atração internacional do Festival de Verão Salvador 2012