quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bahia será o primeiro estado a implantar a Rede Cegonha


A Bahia foi o primeiro estado a firmar o Termo de Compromisso para a implantação do programa Rede Cegonha, inicialmente, na Região Metropolitana de Salvador. O documento foi assinado pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, na tarde desta quarta-feira (30), em Brasília, durante a 1ª Reunião do Comitê Nacional de Mobilização da Rede Cegonha.


A solenidade contou com a presença dos ministros da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e do Uruguai, Jorge Venegas, do representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Diego Victorio, da sub-secretária da Saúde do Estado, Suzana Ribeiro, além de outras autoridades que compõem o comitê.


O Rede Cegonha tem o objetivo de incentivar o parto normal e reduzir os índices de mortalidades materna e infantil, garantindo a todas as brasileiras atendimento adequado, seguro e humanizado. O Termo de Compromisso será publicado no Diário Oficial da União, com os valores respectivos, para que o programa seja efetivado.


Gerenciado na Bahia pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto, ao pós-parto. Visa ainda garantir às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis até os dois primeiros anos de vida.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Embrapa avalia resistência de cultivares de mandioca ao ácaro-verde em Sergipe



O cultivo da mandioca brava (mandioca) ou mansa (macaxeira ou aipim) é uma importante fonte de renda e está relacionado à segurança alimentar de agricultores familiares do estado de Sergipe.

A área plantada com mandioca (mansa e brava) no Brasil segundo o IBGE é de 1.796.966 ha com uma produtividade aproximada de 14 toneladas por hectare.

A região Nordeste responde por quase 50% da área plantada de mandioca (819.069 ha) com produtividade de cerca de 10 toneladas por hectare. O estado de Sergipe possui pouco mais de 33.000 hectares de mandioca e uma produtividade de aproximadamente 15 toneladas por hectare. No entanto, a produtividade ainda é considerada muito baixa devido a diversos fatores, dentre os quais o ataque de pragas.

A principal praga da mandioca no estado de Sergipe, e na maioria das regiões produtoras, é o ácaro-verde ononychellustanajoa/ (/Acari: Tetranychidae/) (Figura 1a). O ácaro-verde ataca as brotações, gemas e folhas novas (Figura 1b) da planta causando retardamento de desenvolvimento, queda e deformação de folhas além de encurtamento de entrenós e morte do ápice dos ramos, principalmente na época seca do ano, resultando em reduções drásticas de produtividade. 

Por ser uma cultura relacionada à agricultura familiar, a maioria dos produtores de mandioca de Sergipe não fazem uso de qualquer medida de controle de pragas. Adicionalmente, embora inúmeras cultivares de mandioca estejam sendo pesquisadas no estado de Sergipe, não existem estudos sobre sua susceptibilidade a pragas.

Daí a importância de trabalhos de determinação da susceptibilidade de cultivares de mandioca à pragas como o ácaro-verde, pois diferentes cultivares podem possuir susceptibilidade diferenciada a esta praga.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em colaboração com pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, está realizando pesquisa para a determinação do grau de resistência de cultivares de mandioca ao ácaro-verde. Os estudos estão sendo realizados no Campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Umbaúba-SE por meio da avaliação da população do ácaro-verde em cultivares de mandioca no campo bem como através de estudos complementares de laboratório.

Ao final da pesquisa, as informações sobre a resistência de cultivares de mandioca ao ácaro-verde serão repassadas aos agricultores.




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ministro da CGU encerra o IV Congresso Brasileiro de Controle Público

  Terminou hoje (25), o IV Congresso Brasileiro de Controle Público, que teve início na quarta, no Teatro Tobias Barreto. O evento, que teve como tema principal o “Combate à corrupção e novos paradigmas do controle”, contou com a presença de quatro ministros, autoridades e profissionais renomados da área jurídica, entre eles professores, escritores, procuradores, promotores e consultores jurídicos. 

Em seu último dia, o Congresso aconteceu só pela parte da manhã, das 8h as 12h, com palestra do ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, que falou sobre a recém-criada Lei de acesso a informação pública, sancionada na última sexta, dia 18, pela presidente Dilma Rousseff. Nas entrevistas concedidas, o ministro também falou das novas normas normas de contratação das ONGs. 

O procurador geral, Marcio Rezende, da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, presidiu a mesa, que também contou com palestras de Márcio Cammarosano, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, de São Paulo, que falou sobre “Improbidade administrativa e o exercício da advocacia pública: deveres e responsabilidades dos advogados públicos”, e  Nilzir Soares Vieira Junior, promotor de Justiça, sobre “Os limites de atuação do Ministério Público no combate à improbidade de prefeitos municipais por violação a princípios da administração pública: crítica da jurisprudência”.

No discurso de encerramento, Paulo Modesto, coordenador científico do Congresso, e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, agradeceu em especial a conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Maria Isabel Nabuco D'Ávila, e ao seu esposo, Manuel Pascoal Nabuco D'Ávila, que deu nome ao concurso de trabalhos científicos do evento, que premiou dois trabalhos dedicados ao controle público.

ONGs e nova lei de aceso a informação pública

  O ministro Jorge Hage falou sobre a importância da lei de acesso a informação pública, que resulta de uma previsão da constituição de 1988, na qual assegura o direito do cidadão ao acesso a todo e qualquer documento público. Continuam resguardadas as informações previstas em lei, referente à segurança do Estado e em casos de sigilo de investigações que em curso, ou sigilo sobre segredos industriais ou de interesse do país em relação a competidores internacionais. “Esta lei era uma dívida do governo para com a sociedade. Ela está prevista na Constituição de 88, mas nunca tinha sido regulamentada. A lei foi apresentada ao Congresso Nacional pelo então presidente Lula, e agora finalmente foi sancionada pela presidente Dilma, na última sexta, dia 18. É uma lei que define toda a rotina e procedimento para que todo cidadão possa tomar conhecimento de documentos ou informações nos órgãos públicos”, disse o ministro.

Em relação as ONGs, o ministro disse que algo precisava ser feito pois a fiscalização encontrou vários casos de instituições que sequer existiam formalmente, e de outras que não tinham funcionários ou funcionavam em endereços residenciais. “Já foram emitidos pela presidente Dilma dois decretos recentes, um em setembro e outro em outubro, estabelecendo regras mais rigorosas do que as anteriores, desde a seleção das ONGs. Ou seja, agora o gestor público, o dirigente, o Ministro, não podem mais escolher a ONG com a qual pretendam celebrar um convênio. Agora serão obrigados a fazer um chamamento público com grande divulgação para que todos os interessados participem, como uma concorrência pública. Além disso, o decreto obriga que para celebrar o convênio a ONG tenha experiência de pelo menos três anos na área objeto do convênio. Também se faz necessário que ela não tenha nenhuma mancha e nenhuma irregularidade em suas relações anteriores com o poder público. E, ao assinar o convênio, o gestor público passa a assumir inteira responsabilidade. Estas e outras inovações vão, certamente, fazer uma grande diferença”, afirmou Hage.

Prêmio Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila

Encerrando com chave de ouro a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, o Prêmio Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila premiou dois trabalhos científicos dedicado ao controle público. O primeiro lugar ficou com Lara Freire, mestranda da Universidade Federal de Sergipe. “ Eu fico muito feliz, afinal de contas a publicação é muito importante. Sem contar que achei muito importante a iniciativa dos organizadores do evento em trazer um congresso como esse para Aracaju”, disse a ganhadora.

“Para as pessoas que já não mais ocupam o cargo, já não mais possui função publica, ser escolhida para uma homenagem para titularizar um congresso de alto nível como foi esse, é sempre gratificante e nos dá muita alegria”, disse Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila, que deu nome ao prêmio.

Balanço do evento

O Congresso Brasileiro de Controle Público conseguiu reunir em Aracaju grandes nomes do setor jurídico nacional, transformando Aracaju na capital do combate à corrupção entre os dias 23 e 25 de novembro. Para o coordenador científico do evento, Paulo Modesto, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, o evento foi um grande sucesso. O congresso conseguiu discutir temas atuais contando com a presença de todos os palestrantes, capacitando os servidores e profissionais que atuam com o direito público. 

“Enfrentamos problemas que o Brasil vai ter que resolver nos próximos anos, e eventos como estes nos preparam para termos uma postura ainda mais atualizada e adequada aos dias atuais. Ficamos felizes porque o evento também sensibilizou a imprensa e a comunidade em relação ao combate da corrupção com conhecimento. Agradecemos o apoio do Tribunal de Contas de Contas do Estado, bem como ao Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, que estimularam que o IBDP trouxesse o evento para Aracaju. Acho que foi um grande sucesso. Recebemos vários elogios e isso me deixa muito contente, porque nosso objetivo foi alcançado”, disse Modesto.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ética pública, combate à corrupção e controle são debatidos no segundo dia do IV Congresso Brasileiro de Controle Público.


 O segundo dia do IV Congresso Brasileiro de Controle Público foi bastante concorrido. Na parte da manhã, as ministras Eliana Calmon, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU), além do professor Carlos Augusto Alcântara Machado, membro do Ministério Público de Sergipe, falaram sobre ética pública, combate à corrupção e controle.


A ministra Eliana Calmon falou sobre controle administrativo do poder judiciário pela Corregedoria Nacional de Justiça. Chamada de "dama de ferro" por sua atuação no combate à corrupção no Poder Judiciário, ela falou sobre a interferência política na escolha dos ministros do TCU, o que acaba favorecendo o apadrinhamento e a morosidade do sistema judiciário. "O controle pela transparência é uma exigência absoluta dos nossos novos modos de proceder administrativamente; nada pode ser escondido. Os próprios meios de comunicação tornaram os cidadãos brasileiros jurisdicionados, fiscais daquilo que lhe é importante. Numa sociedade complexa como a nossa, é preciso sim que os cidadãos participem dessa fiscalização. É importante que participem. As escolhas políticas são necessárias, o que precisamos é mesclar escolhas políticas e as manifestações populares, necessárias para manter o equilíbrio das decisões", disse a ministra.

 Na sequência, a ministra Ana Arraes falou sobre os desafios do controle externo. "O controle externo é fundamental para o pleno exercício da cidadania, posto que é o mais eficaz instrumento de que dispõe a sociedade para assegurar que a ação governamental seja eficiente e esteja voltada para o atendimento do povo brasileiro. O controle público é o fruto da democracia. Sem democracia, não existe controle público", disse a ministra Ana Arraes.

Por fim, Machado falou sobre medidas preventivas para o combate à corrupção. "A crise da moralidade é um grande fenômeno cultural, não só da sociedade brasileira, mas sim global. Mas uma coisa preciamos estar certos: o país só muda quando nós mudarmos", enfatizou. 





Educação e saúde na pauta

Pela tarde, a primeira rodada de palestras teve como tema central o controle do fomento e da atividade do estado na área de educação e saúde. O primeiro a falar foi o presidente da Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) e coordenador do curso de Direito da Fanese, Pedro Durão, que falou sobre a seleção das entidades do terceiro setor, detalhando sobre a obrigatoriedade do chamamento público no recente decreto 7.568, de 16 de setembro deste ano. "Essa arma do controle externo é importante no combate à corrupção. Mas, sem dúvida, a maior arma que temos é o controle interno", afirmou Durão. 

A professora da Unit Patrícia Verônica Sobral de Souza falou sobre políticas públicas na área de educação e saúde e seu controle pelos Tribunais de Contas. "Meu tema é de fundamental importância para a administração pública, pois a educação e a saúde são de fundamental importância para a sociedade, que quer retorno das políticas públicas. Por isso há o controle dos tribunais de contas neste sentido, de otimizar as políticas públicas no sentido concretizador dos direitos fundamentais que tanto esperam nossa sociedade", disse ela.

Já o consultor de gestão Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, de Minas Gerais, falou sobre o terceiro setor e seu controle na área de saúde. "O foco do meu tema tem a vê com você apresentar aos controladores a realidade do que está acontecendo no país com o controle. Obviamente são diversos tribunais, diversos ministérios públicos, quanto federais quanto estaduais, e, na prática, cada um está legislando ou governamentando de uma determinada forma e criando uma insegurança jurídica sobre os executores dos gestores públicos. Ou seja, no final das contas, está amarrando cada vez mais a administração e restringindo a capacidade de produzir resultados para a sociedade", disse ele.

 A segunda rodada debateu sobre "Licitações e controle público sobre as revisões contratuais e obras públicas", com Edgar Guimarães, consultor jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Rafael Carvalho Rezende Oliveira, procurador do Município do Rio de Janeiro, e Alexandre Mazza, professor de pós-graduação em Direito Administrativo da PUC-SP.


Congressista de Maceió ganha sorteio

O congressista José Wiliam Gomes da Silva, de Maceió (AL), foi o grande sortudo que faturou uma cadeira presidente da ArtLine no sorteio promovido entre os participantes da quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que encerra amanhã, com chave de ouro, tendo a participação do ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, que falará sobre a recém-criada lei de acesso a informação pública, sancionada na última sexta, dia 18, pela presidente Dilma Rousseff. 

Segundo dia do Congresso Brasileiro de Controle Público recebe duas ministras


Pela primeira vez realizado em Sergipe, o Congresso Brasileiro de Controle Público transforma Aracaju na capital do combate à corrupção. O evento, que acontece de 23 a 25 de novembro, recebe quatro ministros, professores e escritores de renome na área jurídica nacional para debater assuntos importantes e atuais, como a atuação dos Tribunais de Contas nos preparativos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que foi explanado ontem pelo ministro André Luiz de Carvalho, do Tribunal de Contas da União.

Ana Arraes
Nesta quinta (24), o Congresso recebe a ministra Eliana Calmon, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), também corregedora Nacional de Justiça, que vem sendo chamada de "dama de ferro" pelo combate à corrupção no Poder Judiciário, que falará sobre o controle administrativo do Poder Judiciário pelo CNJ.







Eliana Calmon

A ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que falará sobre os desafios do controle externo. Pela parte da manhã, tem também a palestra de Carlos Augusto Alcântara Machado, membro do Ministério Público de Sergipe, falando sobre combate à corrupção e medidas preventivas.






Palestras pela tarde



Pedro Durão, Paulo Modesto, Patrícia Verônica e Edgar Guimarães
Pela parte da tarde, acontecerão duas mesas de debate. A primeira, tendo como tema central "Área de Educação e Saúde", tem as participações do presidente da Associação de Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) e coordenador do curso de Direito da Fanese, Pedro Durão, a professora da Unit Patrícia Verônica Sobral de Souza, e o consultor de gestão Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, de Minas Gerais.

Luiz Arnaldo
A segunda debate sobre "Licitações e controle público sobre as revisões contratuais e obras públicas", com Edgar Guimarães, consultor jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Rafael Carvalho Rezende Oliveira, procurador do Município do Rio de Janeiro, e Alexandre Mazza, professor de pós-graduação em Direito Administrativo da PUC-SP. 



Último dia tem ministro Jorge Hage



Na sexta, o evento acontece só pela parte da manhã, das 8h as 12h, com a presença do ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, que falará sobre a recém-criada Lei de acesso a informação pública, sancionada na última sexta, dia 18, pela presidente Dilma Rousseff. 


Também participam Márcio Cammarosano, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, de São Paulo, que falará sobre "Improbidade administrativa e o exercício da advocacia pública: deveres e responsabilidades dos advogados públicos", e Orlando Rochadel Moreira, procurador geral de Justiça do Estado de Sergipe, sobre "Os limites de atuação do Ministério Público no combate à improbidade de prefeitos municipais por violação a princípios da administração pública: crítica da jurisprudência".

O procurador geral, Marcio Rezende, da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, fará parte da mesa, e o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, fará a saudação de encerramento, fechando com chave de ouro a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que tem a coordenação científica de Paulo Modesto, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, com organização da LatoSensu Eventos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ministro André Luiz abre o Congresso de Controle Público


 Teve início hoje o IV Congresso Brasileiro de Controle Público, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, que tem como tema principal o "Combate à corrupção e Novos Paradigmas do Controle". O evento, que acontece até sexta (25), conta com a presença de quatro ministros. Na abertura, o ministro André Luiz de Carvalho, do Tribunal de Contas da União, falou sobre a atuação dos Tribunais de Conta nos preparativos da Copa do Mundo e das Olímpiadas. 

Maria Sylvia Zanella di Pietro

A professora e escritora paulista Maria Sylvia Zanella di Pietro, da USP, falou sobre "Limites no controle externo da administração pública: ainda é possível falar em discricionariedade administrativa?", e o professor Humberto Ávila, do Rio Grande do Sul, falou sobre o tema "Levando o administrativo  público a sério: a justa medida.          




Na quinta, a ministra Eliana Calmon, do Supremo Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça, fala sobre o controle administrativo do Poder Judiciário pelo CNJ, enquanto a ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União, falará sobre os desafios do controle externo. Na sexta, é a vez do ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, que falará da lei de acesso a informação pública, sancionada na última sexta, dia 18.


Maria Isabel Nabuco D'Ávila
A abertura ficou por conta da madrinha do evento em Aracaju, Maria Isabel Nabuco D'Ávila, conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que foi a responsável pela captação do evento para o Estado junto ao Instituto Brasileiro de Direito Público, que tem à frente Paulo Modesto, coordenador científico do Congresso. 


Também participaram da mesa de abertura: Adinelson Alves Silva, controlador Geral do Estado, representando o governador Marcelo Deda; Jeferson Dantas Passos, secretário municipal de Finanças; Wendell Santiago Andrade, gerente de Rireito Tributário da Petrobrás, representando a instituição.

Palestras da tarde


Pela tarde acontecem mais duas sessões de palestras. Na primeira, as 14h, participam:  o professor e consultor jurídico do Ministério Público do Rio de Janeiro, José dos Santos Carvalho Filho, com o tema "Renovação do controle externo da administração pública: controle da eficiência administrativa"; o procurador do Estado de Sergipe, Tiago Bockie de Almeida, sobre "Ampliação do controle do ato administrativo disciplinar pelo poder judiciário: novos paradigmas?"; e o promotor de Justiça do Estado da Bahia, Cristiano Chaves, falando sobre "Dano moral e controle público: quando a atividade de controle dano moral?". 


Na segunda sessão de palestra, as 17h, participam: a procuradora do Estado de Minas Gerais, Raquel Melo Urbano de Carvalho, que falará sobre "Controle sobre os concursos públicos: aspectos polêmicos"; o procurador geral do MP Especial junto ao TCE-SE, José Sérgio Monte Alrege, sobre "Uma visão crítica do controle das aposentadorias e pensões pelos Tribunais de Contas: restrições (indevidas?) ao devido processo legal na súmula n. 3 do STF"; e o coordenador científico do evento, Paulo Modesto, que falará sobre "A previdência complementar dos servidores públicos: seu controle e seu impacto sobre a atual e as novas gerações de servidores públicos".

Amanhã o congresso acontece das 9h as 1h30, e na sexta somente pela parte da manhã, das 9h as 12h.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Isabel Nabuco é a madrinha do IV Congresso Brasileiro de Controle Público

De quarta a sexta (23 a 25), Aracaju se torna a capital do combate à corrupção, recebendo a quarta edição do Congresso de Controle Público, no Teatro Tobias Barreto. Evento de porte nacional, com a participação de quatro ministros e grandes nomes da área judídica do país, o congresso tem a chancela do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que tem à frente a Conselheira Presidente, Isabel Nabuco, responsável pela vinda do congresso para Aracaju e que fará a abertura oficial, na quarta (23), as 9h.


Na manhã desta terça (22), a conselheira recebeu o coordenador cientifico e também palestrante do Congresso, Paulo Modesto, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, que participou do programa Em Tom de Conversa, na rádio Web TCE. Modesto também cumpriu agenda de divulgação do evento na midia local, participando dos programas Bom dia Sergipe (Tv Sergipe), Noticias Sergipe 9Tv Atalaia), Batalha na TV (Tv Cidade), além dos programas de Gilmar Carvalho e Messias Carvalho.
Isabel Nabuco e Paulo Modesto




A quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que tem como temática principal o "Combate à Corrupção e Novos Paradigmas do Controle", recebe os ministrosJorge Hage, ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU, Eliana Calmon, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora Nacional de Justiça (CNJ), e os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luis de Carvalho e Ana Arraes.

Orquestra Sanfônica de Aracaju fará abertura do Congresso Brasileiro de Controle Público


 A Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA) participará da abertura da quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que acontece de 23 a 25 de novembro, no Teatro Tobias Barreto, transformando Aracaju na capital do combate à corrupção. O evento, que reunirá quatro ministros de Estado e diversos profissionais de renome da área jurídica na capital sergipana, tem como tema "Combate à Corrupção e Novos Paradigmas do Controle".


A ORSA, que tem como maestro Evanilson Vieira da Silva, tem se apresentado em diversos eventos pelo país e se destacado pelo seu alto nível musical. 



Pedro Dias diz que o processo de reintegração de posse na área do Batistão tem sete anos e não sessenta dias

Pedro Dias
Embora a mídia esteja focando no prazo de sessenta dias dado pelo procurador Pedro Dias, Procurador-Chefe dos Assuntos Fundiários e Patrimônio Imobiliário, na verdade o processo iniciou em 2004, e desde 2005 foi feito o pedido de reintegração de posse da área ocupada por quatro imóveis na Av Anízio Azevedo, entre o Estádio Lourival Batista e o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A área pertence ao Estado e os imóveis, que são irregulares, serão demolidos para dar lugar ao projeto de ampliação do estacionamento do Batistão. Atualmente, os invasores cobram o estacionamento na área, quando na verdade é uma área pública, de utilização da população.

"Eles foram citados, tiveram todo o direito a contraditório e ampla defesa no processo, mas perderam. A ação de usucapião alegada como matéria de defesa foi rejeitada pelo Judiciário, porque a Constituição proíbe usucapião de imóveis públicos. Cumpre a PGE proteger e defender o patrimônio imobiliário do Estado e da população sergipana", diz Pedro Dias.

"Desde 2005, sabendo da situação irregular em que se encontram, poderiam ter procurado a Secretaria de Inclusão Social, hoje a Sedurb, para se inscrevem nos programas habitacionais. Se eles tivessem feito isto em 2005, hoje provavelmente já estariam contemplados com uma casa popular. Mas não, preferiram ficar na 13 de Julho, numa área nobre, e nós não podemos abrir mão daquilo do que é do Estado, que é do sergipano. Não abrimos mão da reintegração! O que fizemos foi elastecer o prazo que a juíza deu, e que na verdade já acabou, pois já se passaram sete anos do pedido de reintegração, e estendemos por mais sessenta dias. Então, na verdade, não são os sessenta dias imediatos, e sim sessenta dias além dos sete anos que já demos para eles sairem de lá", esclareceu o procurador.

De 23 a 25, Aracaju é a capital do combate à corrupção

O combate à corrupção é um assunto que está cada vez mais em pauta. Mas não basta apenas falarmos da corrupção, é que preciso que conheçamos o assunto e possamos trata-lo de forma racional. Para isto, de 23 a 25 de novembro, Aracaju recebe a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que tem como temática principal este ano o Combate à Corrupção e Novos Paradigmas do Controle.

Maria Sylvia Zanella di Pietro
É um evento de grande porte que acontecerá no Teatro Tobias Barreto e, nestes três dias, receberá a presença de quatro ministros de Estado, autoridades locais e professores de renome na área jurídica, que tratarão de assuntos importantes e atuais, como controle sobre os concursos públicos, previdência complementar dos servidores públicos, dano moral e controle público, terceiro setor e seu controle na área de saúde e educação, controle sobre as obras públicas e as PPS para a Copa do Mundo e muito mais. Os temas que serão debatidos no Congresso estão na ordem do dia. É necessário combatermos a corrupção com conhecimento, por isto estaremos tratando de aspectos amplos do combate à corrupção e da luta pela transparência da informação pública, pois a informação é um detergente da democracia. Estes assuntos estão sendo tratados pela mídia de forma simples, e nossa proposta é trazê-los à tona através de especialistas, diz Paulo Modesto, coordenador científico do evento e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público. 


Quatro ministros estarão presentes

A quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, que pela primeira vez acontecerá fora de Salvador, conta com a presença de quatro ministros. São eles: Jorge Hage, ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU, que denunciou o esquema de corrupção das Organizações Não-Governamentais (ONGs); Eliana Calmon, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora Nacional de Justiça (CNJ), que vem sendo chamada de Dama de Ferro por combater a corrupção no Poder Judiciário; e os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU, André Luis de Carvalho, que substituirá o ministro Valmir Campelo, e Ana Arraes, a ex-deputada federal que assumiu como ministra dia 29 de setembro.
Ana Arraes
Filha do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e mãe do atual governador pernambucano, Eduardo Campos, provável candidato de Lula, a presidente ou a vice, nas próximas eleições presidenciais, a ministra Ana Arraes esteve nos holofotes nacionais e estará abrilhantando o corpo de palestrantes do Congresso. 



Professores e profissionais

Humberto Ávila
 O Congresso também contará com a presença de ilustres professores da área jurídica, a exemplo de:  Maria Sylvia Zanella di Pietro, Marcio Cammarosano e Alexandre Mazza, de São Paulo; Humberto Ávila, do Rio Grande do Sul; Rafael Carvalho, do Rio de Janeiro; Edgar Guimarães, do Paraná e Raquel Melo Urbano de Carvalho, de Minas Gerais, entre outros. Representando Sergipe, estarão como palestrantes o procurador Pedro Durão, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe e coordenador do curso de Direito da Fanese; o procurador Tiago Bockie de Almeida; Orlando Rochadel Moreira, procurador-geral de Justiça; e os professores José Sergio Monte Alegre (UNIT), Carlos Augusto Alcântara Machado (UFS); e Patricia Verônica Sobral de Souza (UNIT).
A abertura do evento vai ser feita por Isabel Nabuco, Conselheira Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, e o encerramento pelo conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que foram os responsáveis pela captação do Congresso para Aracaju. As outras três edições do evento aconteceram na capital baiana.

Programação

Confira a programação completa no endereço www.direitodoestado.com.br/cp e saiba sobre as promoções para grupos através do site ou dos telefones. Informações no 0800-707-5246 ou (71) 2101-5246.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público, com organização da LatoSensu Eventos, ambas de Salvador, Bahia.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Embrapa promove palestras sobe agroecologia e mercado solidário

Com o crescimento do acesso aos produtos agroecológicos e a necessidade de estratégias de mercado para o escoamento sustentável desses produtos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros e parceiros inicia nesta terça-feira (22/11) uma série de palestras sobre Agroecologia e Mercado Solidário. 


Fernando Curado

"É incontestável o papel da agricultura familiar na soberania alimentar e nutricional no Brasil visando produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e de outros insumos", disse o pesquisador Fernando Curado, supervisor da transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros e um dos organizadores do evento. 

Curado acrescenta ainda que é necessário ações de políticas públicas que garantam o fortalecimento da agroecologia oriundas da agricultura familiar.

Face a isso, um dos assuntos a serem discutido é a implementação de redes de comercialização solidária e alternativas locais que permitam a inserção sustentável dos produtores que atuam com a agroecologia.


Nesta direção, o Instituto Serigy e a Embrapa Tabuleiros Costeiros
querem reunir técnicos, estudantes, trabalhadores rurais, lideranças
sociais e público interessado no evento que tem como objetivo principal
a promoção da reflexão sobre conceitos, experiências de produção,
legislação, estratégias de comercialização e, principalmente, sobre as
possibilidades articulação envolvendo os diversos atores sociais que
atuam com agroecologia em Sergipe.


O chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros,Edson Diogo Tavares, e o
presidente do Instituto Serigy, Agilson Santos Leite, abrem o evento, às
14h30,no auditório da Embrapa TabuleirosCosteiros.


O segundo dia do encontro, quarta-feira (23), será no Campo Experimental
de Itaporanga d'Ajuda onde serão discutidos conceitos e diversidade de
Agroecologia, aspectos da produção e comercialização, legislação, assistência técnica, extensão rural, formas de financiamento, experiências na pesquisa, iniciativa privada e terceiro setor como também técnicas para elaboração de projetos em Agroecologia.

O seminário tem o apoio e parceria da Cooperafes, Fetase, MST, Centro
Dom Jose Brandão de Castro, Projeto Dom Helder, Pronese, Emdagro,
Banese, Caritas, Secretaria de Estado da Agricultura e Empório Naturalista.
 
SERVIÇO

Seminário Agroecologia e Mercado Solidário
Data: 22 a 24 de novembro 2011
Locais: - Embrapa Tabuleiros Costeiros (abertura)
14h30 -- abertura (dia 22)
-Campo Experimental de Itaporanga d´Ajuda
9h00 às 17h00 (dias 23 e 24)

Inscrição
http://www.encontraqui.net.br/


Mais informações
SAC Embrapatel. 40091344

Ministras Eliana Calmon e Ana Arraes estarão em Aracaju na próxima quinta

Elas falarão sobre ética pública, combate à corrupção e controle, no Congresso Brasileiro de Controle Público, no TTB


Eliana Calmon
 A manhã de quinta-feira será diferente em Aracaju. A cidade, que se torna a capital do combate à corrupção de 23 a 35 de novembro, quando recebe a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, estará recebendo duas ministras que estão em pauta na mídia nacional. Uma delas é a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, que vem combatendo a corrupção no Poder Judiciário com altivez e ousadia, inclusive sendo chamada de "Dama de Ferro". A outra também está à frente dos holofotes desde sua eleição e posse como ministra do Tribunal de Contas da União, a ex-deputada federal Ana Arraes, filha do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e mãe do atual governador pernambucano, Eduardo Campos. 


A manhã de quinta-feira será diferente em Aracaju. A cidade, que se torna a capital do combate à corrupção de 23 a 35 de novembro, quando recebe a quarta edição do Congresso Brasileiro de Controle Público, estará recebendo duas ministras que estão em pauta na mídia nacional. Uma delas é a Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, que vem combatendo a corrupção no Poder Judiciário com altivez e ousadia, inclusive sendo chamada de "Dama de Ferro". A outra também está à frente dos holofotes desde sua eleição e posse como ministra do Tribunal de Contas da União, a ex-deputada federal Ana Arraes, filha do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e mãe do atual governador pernambucano, Eduardo Campos.


Ana Arraes
Encerrando a segunda manhã do evento, a ministra Ana Arraes, que falará sobre "Desafios do Controle Externo". Após as palestras, será aberto o debate, que tem como foco central a ética pública, o combate à corrupção e o controle que, embora insuficiente para alguns e excessivo para outros, é ferramenta essencial no Estado democrático, como instrumento que protege os interesses e os cofres públicos da corrupção, má gestão e abuso do poder.

O IV Congresso Brasileiro de Controle Público acontece de 23 a 25 de novembro, no Teatro Tobias Barreto. A promoção é do Instituto Brasileiro de Direito Público, que tem à frente o professor de Direito Administrativo da UFBA e membro do Ministério Público da Bahia, Paulo Modesto, com organização da LatoSensu Eventos, ambos de Salvador.

Prêmio Nabuco Pascoal DÁvila

Procurador Pedro Durão
O IV Congresso Brasileiro de Controle Público, que acontece de 23 a 25 de novembro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, premiará dois trabalhos científicos dedicados ao controle público. A inscrição foi até dia 18 e a comissão julgadora é composta pelos professores Carlos Augusto Alcântara Machado, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Patrícia Verônica Sobral de Souza e José Sergio Monte Alegre, ambos da UNIT, e o procurador do Estado Pedro Durão, que é presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) e coordenador do curso de Direito da Fanese.

  
O primeiro lugar ganhará um final de semana, com acompanhante, no Complexo Hoteleiro Costa do Sauipe, na Bahia, e publicação do trabalho em revista, e o segundo, livros e publicação do trabalho em revista. O resultado será divulgado durante o Congresso, que pela primeira vez acontece fora da capital baiana.

Recife sedia primeiro Festival Internacional Brasil Stop Motion

Pela primeira vez, o Brasil sediará uma mostra exclusiva de stop motion. A técnica centenária de audiovisual ganha destaque no 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro no Cinema São Luiz, no centro do Recife.

Serão exibidas 69 montagens de países como Uruguai, Polônia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Colômbia, Eslovênia, além do Brasil. A entrada nas sessões, que começam às 19h30, é de graça.

Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda (MEX)
(Foto: Divulgação)

De acordo com a realizadora e coordenadora do Festival, Ana Farache, no mundo todo só há outros dois eventos internacionais dedicados ao stop motion, na Canadá e na Polônia. "Quis fazer no Recife porque, primeiro, sou daqui, e depois a produção audiovisual no Recife tem uma tradição recente, que está criando um polo cinematográfico muito forte, com uma agenda cheia de atividades para quem é interessado na área", disse.

Foram 115 inscritos para a competição de melhor filme, sendo 51 selecionados. A mostra competitiva está dividida em temas (Mágicos materiais, Corpos em movimento, O tempo e a memória, Por um mundo melhor, Narrativa do medo, Rir ainda é o melhor remédio, No mundo dos sonhos e Olhar pernambucano).

Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda (MEX)
(Foto: Divulgação)
   "Dos filmes escolhidos, cinco são produções pernambucanas. Ainda estamos engatinhando no uso da técnica, porém, a gente percebe que o interesse está crescendo", falou Farache. Entre os selecionados estão Pigmaleón, do L’Atelier Collectif (Bélgica), Debajo del árbol, de Cézar Cepeda (México), Dona Tota e o menino mágico, de Adriana Meirelles (SP/Brasil), In(Cômodo), de Rodrigo Horse (GO/Brasil), En la opera, de Juan Pablo Zaramella (Argentina), Vicenta, de Sam (Espanha), 1:20, de Adriana Câmara (PE/Brasil), Lol Fight, de Alan Tonello (PE/Brasil), entre outros.

Além da categoria competitiva, o festival realiza três mostras trazidas em parceria com os festivais de Montreal e Anima Mundi. A Mostra Se-ma-for exibirá dois filmes poloneses: Fantastyczny sklep z kwiatami (The fantastic flowershop), de Pawel Partyka, e Inchthys, do diretor Marek Skrobecki. Já a Mostra Especial OQO Filmes, levará para a tela do São Luiz um total de seis curtas da premiada produtora espanhola OQO (Galícia).

 
O evento também contará com a presença de diretores convidados. O uruguaio e grande homenageado do Brasil Stop Motion, Walter Tournier, ícone da técnica no mundo, terá alguns dos seus filmes apresentados na abertura do festival, durante a Mostra Walter Tournier. A diretora Margarida Botelho (Inglaterra) mostra "Eva", no dia 23, e a pernambucana Nara Normande encerra o evento com o premiado "Dia Estrelado".
 
Em paralelo

As palestras, mesas-redondas e oficinas acontecem na Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista. Uma das palestras programadas é a de Laura Severi, diretora de arte, artista plástica e ilustradora uruguaia. Severi, desde 1984, trabalha nos filmes de Tournier. Ela ministrará o tema Direção de Arte no Stop Motion: uma experiência na América Latina.

Nas mesas redondas, com presenças como a de Adriana Mota, animadora especialista em stop motion e mestre em comunicação pela University of the West of England Bristol (UWE). Ela é um das convidadas da mesa "Convergências, Fotografia, Cinema, Stop Motion", que conta também com os especialistas Maurício Nunes e Paulo Cunha. "A Produção de Stop Motion em Pernambuco" será a outra mesa que terá como participantes Marcos Buccini, Ricardo Bicudo, Fabio Caparica e Diego Mascaro.
 
No quesito oficinas, haverá curso de Animação em Stop Motion com Quiá Rodrigues (diretor, manipulador de bonecos e diretor artístico do programa Animania – TV Brasil/RJ) e Daniel Herthel (diretor, bonequeiro e professor da Escola de Artes Visuais da UFMG/MG).
 
Também haverá a Construção em Metal para Animação Stop Motion, com Fernando Siqueira (URU). Ele é um dos mais aclamados construtores de bonecos e objetos do mundo (Espacio Verde). Luciano do Amaral, animador e supervisor do primeiro longa metragem em stop motion da América Latina, Minhocas, ministrará oficina de Movimentação de Personagens. As vagas das oficinas estão completas.

Fonte: Portal G1 PE

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Odonto Fantasy agita Aracaju neste final de semana

  A maior festa a fantasia do Norte/Nordeste vai acontecer neste fim de semana em Aracaju. A Odonto Fantasy, há 14 anos reúne milhares de sergipanos e turistas e será realizada no dia 19 de novembro no sítio Terêncio.  O evento conta com o apoio da Secretária de Estado de
Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e já faz parte do calendário cultural do município.
Gustavo Paixão
    De acordo com Gustavo Paixão, um dos organizadores da festa, o
maior festival à fantasia do Brasil já deixa a cidade totalmente no clima da festa e repleta de turistas. “No final de semana da Odonto a cidade fica lotada de turistas de todos os lugares do país, que vão à festa e depois curtem os atrativos turísticos da capital sergipana”, disse.  Para o organizador, o evento foi iniciado apenas com a pretensão de reunir amigos fantasiados para comemorar a vida. 

“Com o tema ‘Alice no País das Maravilhas’ este ano o evento,que surgiu em 1998 com público de cerca de 500 pessoas e que só tinha a prentensão de celebrar a amizade, hoje, passados 14 anos, mais de 18 mil pessoas de todos os cantos do país fazem esta celebração fantasiados”, contou. Segundo a organização do evento, mais de 16 excursões estão chegando a Sergipe, principalmente do nordeste. “Foram fechados vários pacotes de excursões de outros estados como, a Bahia, Alagoas e Pernanbuco”, informou. 


  No espaço da festa várias tendas estão sendo preparadas para
receber os artistas e o público em geral. São mais de 4 ambientes,
além de um camarote para mais de 2 mil pessoas, uma estrutura
gigantesca com total segurança para agradar todos os gostos. “Teremos
atrações nacionais e regionais. O único pré-requisito é se identificar
com a festa e entrar no clima da brincadeira”, diz Paixão.  
   
NOVIDADE   A novidade deste ano é o Buzu da Odonto, um microônibus destinado
exclusivamente para o transporte dos foliões, visando proporcionar a
comodidade e segurança para quem for à festa. As linhas iniciam o trajeto às 20h30min, com embarque rotativo a cada 15 minutos. O cartão custará R$ 10 [ida e volta] e pode ser adquirido nos pontos de venda de ingressos da festa. O retorno será das 3h às 5h e os foliões pegarão os microônibus na Av. Melício Machado, nas proximidades do local do evento e ficarão no lugar que embarcaram na ida.

 
  
Palco Principal

22h – Jau;
23:30h – Monobloco;
01h – Tuca Fernandes;
03:30h – Rojão Diferente;
  Palco MIX
22h – Só Lamento;
00h - Beto Salles;
01:30h - Zé Tramela;
03:30h – Nelton Pyter;
  Rock in Fantasy
22:30h – Mary Joe;
23:30h – Elavation (U2 Cover);
01:30h – Raimundos;
03:30h - Playbob (Reggae/RJ);
  Tenda Eletrônica
22h - Dj Budah Moderno (SE);
00h - Duetz Live (BA);
02h – Dj Junior C (SP);
03:30h – Dj Du Serena (SP);
05h – Dj Phelipe Carneiro (SE);
  Camarote Open Bar
DJ Cafu (SE).

Secretaria de Estado do Turismo - Setur

Ascom:(79) 3179-1979
Fonte: Turismo Sergipe