segunda-feira, 26 de setembro de 2011

UNEB sedia maior evento de games da America Latina. Inscrições promocionais até próximo dia 30.

A UNEB vai sediar no Campus I, em Salvador, entre os dias 7 e 9 de novembro, o X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), considerado o maior evento da América Latina (AL) na área.

A iniciativa, que é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), está com inscrições com valor promocional até o dia 30 deste mês, por meio do endereço www.sbgames.org/sbgames2011.

A décima edição do simpósio, que é organizada pelo grupo de pesquisa comunidades virtuais de aprendizagem, do Departamento de Educação (DEDC) do campus, vai abordar o tema games e corpo.

A programação reúne apresentação de artigos, de pôsteres, de tutoriais e de painéis, além de seminários e outras atividades culturais, que vão envolver professores e pesquisadores brasileiros e de outros países.

Destaque para o festival de jogos independentes, que vai apresentar protótipos de jogos funcionais em uma seção dedicada à inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos.

A iniciativa tem como patrocinadores o governo federal ? por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ?, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o grupo Volkswagen.

O evento, realizado desde 2002, já passou pelas cidades de Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Leopoldo (RS).

Mais informações no site www.uneb.br.

O que: inscrições promocionais para X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital
Quando: até 30 de setembro
Onde: via internet

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ivete Sangallo e Claudia Leitte no Rock in Rio 2011. Confira também a programação completa.

A presença das cantoras baianas Ivete Sangalo e Claudia Leitte no Rock in Rio 2011 causou muita polêmica e debates, principalmente nas redes sociais, na internet. Porém, uma coisa é certa, ajudou a divulgar ainda mais o evento e a atrair mais uma fatia de público, que gosta do trabalho das artistas, e que era o objetivo dos organizadores do evento.

Claudia Leitte toca na sexta (23), na abertura do evento, onde tambem tocam Paralamas do Sucesso + Titãs, Miltom Nascimento, Maria Gadu e Orquestra Sinfônica Brasileira, Katy Perry, Elton John e Rihanna. E Ivete Sangalo na outra sexta (30), na mesma noite que Marcelo D2, Jota Quest, Lenny Kravitz e Shakira.

Click e confira a programação completa do Rock in Rio 2011, que acontece de 23 de setembro a 02 de outubro no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (próximo ao Riocentro), sob direção geral do seu fundador, o empresário brasileiro Roberto Medina.

Além do Rock in Rio 2011, a "nova cidade do Rock" vai receber mais duas edições do evento - 2013 e 2015, e, na mesma área também será construída a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016.

Confira o mapa do Rock in Rio 2011!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novo Aeroporto de Aracaju: números apontam necessidade de sua construção

O Governo do Estado de Sergipe anunciou o início das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

Prevista para junho de 2012, as obras irão incluir a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião e a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, um novo terminal de cargas, além dos estudos de impactos ambientais na região.
Elber Batalha: Setur de olho
Batalha diz que a reforma é urgente

A ampliação do Aeroporto Santa Maria derivou de um estudo e acompanhamento constante da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) da movimentação aeroportuária de Sergipe, que verificou a necessidade urgente da construção de um novo espaço que abrigue as novas aeronaves que pousam no aeroporto, além de mais conforto aos passageiros que ali circulam.

Segundo dados da Infraero, o Aeroporto Santa Maria saltou de 589.719 mil passageiros, em 2006, para 940.389 mil passageiros, em 2010, num crescimento de quase 60%, maior que a média nacional para o mesmo período que foi 52%. "Se continuarmos com esse ritmo de crescimento, a capacidade operacional do Aeroporto Santa Maria estaria comprometida em no máximo 5 anos. Além disso, considerando que ampliaremos as campanhas de divulgação do estado e com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, este ‘gargalo’ aéreo poderia ser antecipado", alertou o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.

O número de passageiros que circulam no Aeroporto Santa Maria equivale quase a metade da quantidade de habitantes que o estado possui. Para entendermos o crescimento na movimentação, basta analisar o acumulado até o julho de 2011, que teve a média de 1 passageiro para cada 3.33 habitantes.

Já se considerarmos apenas a população aracajuana, essa média é de 1 para 1. Em alguns estados do Nordeste, a exemplo da Paraíba, que possui dois aeroportos, esta média é de 1 passageiros para cada 5.13 habitantes. Os dados apontam ainda que Sergipe fica a frente de estados como Alagoas, Maranhão, Piauí e Paraíba no quesito embarques versus população. "Isso significa que, proporcionalmente, Sergipe tem mais passageiros por habitantes que vários outros estados".
Luiz Bittencourt: expectativa de mais de
1 milhão de passageiros em 2011

Aumento de quase 100%

A grande e boa notícia em relação à melhoria na quantidade de voos do aeroporto é que Sergipe teve um aumento de quase 100%, ampliando sua malha aérea para 24 voos diários este ano, totalizando 44 movimentos todo dia entre chegadas e partidas.

Em janeiro 2010 eram 12 voos, ou seja, 24 movimentos diários. Só em 2011 foram 10 novos voos operando no Santa Maria. Isso significa uma média de 30 mil novos assentos por mês. Vale ressaltar que em 2006 o estado possuía apenas 9 voos diários. Existe também uma previsão para que até o final de 2011 Sergipe atinja a marca de 1 milhão de passageiros. "O crescente movimento no aeroporto está sendo estreitamente coordenado pela Infraero e Anac, com as empresas aéreas, para que não sejam incluídos novos voos nos horários de pico, garantindo a manutenção do conforto aos passageiros e usuários que utilizam o terminal de passageiros e a disponibilidade de vagas no pátio de aeronaves, a expectativa é de que em 2011 sejam processados um milhão de passageiros no Aeroporto Santa Maria", disse Luiz Bittencourt, superintendente da Infraero em Sergipe.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará: abertas as incrições para processo seletivo das oficinas com Francesco Scavetta e Loïc Touzé.

Duas oficinas de dança contemporânea, que acontecerão em outubro como parte da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, estão com inscrições abertas, a partir desta semana, para bailarinos, coreógrafos e performers de todo o Brasil com ampla experiência em práticas corporais.

A primeira será ministrada pelo italiano Francesco Scavetta, de 13 a 15 de outubro, das 10h às 12h, em Fortaleza, em local a ser definido. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de outubro.

O francês Loïc Touzé é quem ministra a segunda oficina, que acontecerá de 18 a 21 de outubro, das 10h às 13h, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente foram abertas 10 vagas para estudantes de dança da UFC e agora mais 10 vagas para demais bailarinos do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de outubro. O regulamento das duas oficinas está disponível no portal da Bienal de Dança do Ceará: http://www.bienaldedanca.com/.


Oficina de Francesco Scavetta

A oficina de Francesco Scavetta baseia-se na pesquisa intitulada Surprised Body, que o coreógrafo e professor vem realizando há vários anos. Foca-se na percepção e ativação do centro e da gravidade como motores do movimento, buscando a harmonia deste com a respiração, liberando as contrações nas articulações e permitindo o sentido da gravidade ser uma parte constante da consciência.

Residente na Noruega, Francesco Scavetta ministra em vários países ateliês como professor convidado em escolas superiores de dança, escolas privadas, universidades e companhias profissionais, em colaboração com diretores do teatro, compositores, músicos e artistas visuais. Entre as instituições onde atua, destacam-se Impulstanz, em Viena, SEAD – Salzburg Experimental Dance Academy, em Salzburg, e Bruckner University, na cidade de Linz, na Áustria, PARTS/Performing Arts Research Training Studios, em Bruxelas, na Bélgica, e MTD e Henny Jurriëns Foundation, ambos em Amsterdam, na Holanda.

Além da oficina, na Bienal do Ceará, Francesco Scavetta conduz residência coreográfica para cearenses e argentinos de 10 a 19 de outubro, na Vila das Artes, e apresenta o espetáculo Surprised Body com sua companhia Wee, no dia 21 de outubro, às 19h, no Cuca Che Guevara, em Fortaleza, no dia 22, às 19h, no Teatro David Linhares, na Escola de Dança de Paracuru, e no dia 23, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar, em Fortaleza.

Oficina de Loïc Touzé

O francês Loïc Touzé, no ateliê coreográfico que ministra na Bienal do Ceará, pretende desorganizar, alterar e deslocar hábitos composicionais, bem como interrogar os modos de captura das informações visuais, auditivas e tácteis.

A cada dia de trabalho, Touzé começará por uma prática, cujo objetivo principal será favorecer a disponibilidade do corpo e do espírito, a partir de técnicas de relaxamento e de experimentação corporal. Entre outros métodos, praticará o Pillow Training, que permite trabalhar a motricidade através de uma exteriorização ponderal, dada por uma almofada que é manipulada, lançada e apoiada. Este método compromete o corpo em todos os aspectos da relação.

Nascido em 1964, Loïc Touzé destaca-se como criador e intérprete no cenário francês, em diversos projetos pessoais ou em colaboração com outros artistas, além de ter uma atuação significativa como pedagogo. Ex-bailarino da Ópera de Paris participou também de criações do GRCOP, dirigido por Jacques Garnier, e buscou novas experiências ao mergulhar na Nova Dança francesa e se unir a projetos de Carolyn Carlson, Mathilde Monnier, Jean-François Duroure, Catherine Diverrès e Bernardo Montet. A fundação de sua própria companhia com Fabienne Compet em 1992 deu início a um grande período de exploração, afiada pela descoberta, em cena e no palco, de Dominique Bagouet (via Olivia Grandville) e Julyen Hamilton (contato-improvisação).

Na 8ª Bienal de Dança, além da oficina, Loïc Touzé apresenta o espetáculo Élucidation, dia 23, às 20h, no Teatro São João, em Sobral, como parta do programa CirculaDança, e dia 25, às 18h, no Sesc Senac Iracema, em Fortaleza.



A 8ª Bienal de Dança

Lançada em 1997, a Bienal Internacional de Dança do Ceará comemora 15 anos em outubro, guiando-se por princípios e diretrizes que têm caracterizado o evento ao longo de sua existência, valorizando a multiplicidade das tendências artísticas, a descentralização das ações, o acesso democrático à programação, a formação e informação do público e dos artistas da dança, entre outras pautas de grande importância.

Com toda a programação gratuita, a Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pela Petrobras e o BNDES, tendo como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Caixa Econômica e Oi, e conta com o apoio cultural da Oi Futuro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. A realização é da Indústria da Dança.

SERVIÇO
Oficinas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará
De 13 a 15 de outubro com Francesco Scavetta e de 18 a 21 com Loïc Touzé.
Regulamento disponível no http://www.bienaldedanca.com/.
Informações: (85)3268.3034.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As atenções do ciclismo nacional estarão voltadas para Salvador, neste fim de semana, quando será realizada a Copa Brasil de Bicicross - também conhecido por BMX. Dois treinos acontecerão no sábado (17), a partir das 8h, e as disputas foram programadas para domingo (18), a partir das 9h, na Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário.

O evento é realizado com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A copa é uma realização da Associação Baiana de Bicicross (ABBMX), entidade responsável pelo Departamento de BMX da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), juntamente com a Associação de Bicicross de Salvador (ABS).

Segundo a presidente da Associação Baiana de Bicicross, Carmen Gonçalves, a copa será realizada em etapa única e deverá reunir atletas de 34 categorias de vários estados brasileiros, a exemplo da delegação de Sergipe que já confirmou participação com 30 integrantes. Também estará presente a delegação do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, São Paulo, campeão por equipes no Mundial de Bicicross.

“Este é o terceiro ano que a Bahia recebe uma disputa nacional. A prova vale pontos para o ranking classe 2 da Confederação Brasileira de Ciclismo e oferecerá premiação por estado, do 1° ao 3° lugar, além de troféus do 1° ao 8° lugar em todas categorias”, informa Carmen. Entre os ciclistas baianos que disputarão lugar no pódio está o atual líder do campeonato estadual, Luciano Barros, Jaldo Caribé (terceiro colocado no Latino Americano de Bicicross) e André Luan (revelação da cidade de Paulo Afonso).

Mais informações sobre a Copa Brasil de Bicicross podem ser obtidas pelos telefones (71) 9914-2409 e 8849-2987.