domingo, 30 de janeiro de 2011

BNTM 2011 será mais uma vez em Natal, de 12 a 15 de maio

A 20ª edição da BNTM, um dos maiores eventos de negócios na área de turismo no país, será em Natal/RN, de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções. O evento irá reunir o melhor da classe turística internacional para conferir os atrativos em destaque dos nove estados do nordeste brasileiro e participar de uma variada rodada de negócios.

Destaca-se a presença das principais empresas aéreas que operam vôos nacionais e internacionais na região Nordeste. Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional

Esta será a terceira vez que Natal irá sediar a Feira. A última edição do evento no RN foi em 2003. Para este ano, os organizadores acreditam que irão reunir cerca de duas mil pessoas e mostraram dados que refletem a consolidação da Feira e o aquecimento do setor. “Ano passado reunimos no evento, realizado em Pernambuco, 494 operadores “buyers” e realizamos mais de sete mil reuniões comerciais, o que resultou em um montante de 243 milhões de dólares em novos negócios para o setor”, esclareceu Roberto Pereira, da CTI/NE, promotora do evento.


Bismarck Maia, presidente da CTI/NE e
secretario de turismo do Ceará

Para o RN a oportunidade de sediar um evento deste porte é muito importante na disputa para conquistar seu mercado-alvo internacional. “Apesar do momento de dificuldade financeira em que vive o Estado, a Governadora não medirá esforços para que este evento seja realizado da melhor forma possível. O RN estará numa grande vitrine onde apresentaremos aos vendedores internacionais e nacionais os nossos produtos. Contamos com a presença de todos para fazer bons negócios e serem recebidos com a hospitalidade peculiar do povo potiguar”, afirmou o secretario Ramzi Elali.


O presidente da CTI/NE, Bismarck Maia, secrtário de turismo do Ceará, está confiante e afirmou: “Tenho certeza que esta edição do evento será de sucesso total”.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pensão vitalícia para ex-governadores de SE é inconstituciona e ofende aos princípios da impessoalidade e da moralidade, afirma o presidente nacional da OAB



O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou na tarde desta quinta-feira (26) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para contestar o artigo 263 da Constituição Estadual de Sergipe, que permite o pagamento de pensão vitalícia aos ex-governadores que tenham exercido o cargo por, no mínimo, seis meses.

A ação, ajuizada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob número 4544, com pedido cautelar, contra a Assembleia Legislativa de Sergipe, é assinada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Na ação, a OAB se debate especialmente contra o referido artigo, que prevê que o ex-governador fará jus a um subsídio mensal igual aos vencimentos recebidos por um desembargador do Tribunal de Justiça sergipano. No entendimento da OAB, tal previsão na Constituição estadual, bem como o efetivo pagamento dos valores, violam a Constituição de 1988 sob vários aspectos.

AFRONTA A CARTA MAGNA

Primeiramente, a OAB sustenta que é inadmissível a criação de requisitos ou critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria a ex-governador de Estado, uma vez que a atual Constituição estabelece que todos os trabalhadores são submetidos ao regime geral de Previdência Social.

Para a entidade, a concessão de pensão especial a ex-governador afronta flagrantemente a Carta Magna. "Não há conceituação jurídica válida que resguarde a vantagem outorgada no artigo 263 da Constituição sergipana, não havendo fundamento na Constituição Federal que a ampare".

A Constituição estadual também viola a Federal, segundo a OAB, por que esta última não traz em seu texto norma semelhante à que antes existia na Constituição de 1967, que estabelecia a destinação desse tipo de privilégio a ex-presidentes da República. "Não pode o legislador sergipano instituir privilégios a ex-governadores, sob risco de infração ao princípio da simetria (...). A opção da Constituição Federal em silenciar completamente a instituição de subsídio a ex-chefe do Poder Executivo configurou-se em verdadeira norma central, em verdadeiro princípio estabelecido do Poder legislativo brasileiro, que deve ser seguido de modo obrigatório e absolutamente vinculativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe", sustenta a OAB.

OFENDE OS PRINCÍPIOS DA IMPESSOALIDADE E DA MORALIDADE

Outro ponto levantado na ação é o fato de que a previsão de pagamento da referida pensão a ex-governadores ofende aos princípios da impessoalidade e da moralidade (previstos no artigo 37 da Carta Magna), que veda a instituição de privilégios e o tratamento desigual.

Para a OAB, a lei estadual instituiu verdadeira "regalia" baseada em condição pessoal do beneficiado e "afronta a ética e a razoabilidade", uma vez que inexiste qualquer interesse público a ser albergado.

A OAB lembra, finalmente, que são remunerados por meio de subsídio o presidente e o vice-presidente da República, ministros de Estado, os governadores e vices, secretários estaduais, prefeitos e secretários municipais, além de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e juízes. Logo, segundo a entidade, a Carta Magna não autoriza a concessão de subsídios a quem não é ocupante de cargo público (eletivo ou efetivo), não restando dúvida que ex-governador não possui mandato eletivo e muito menos é servidor público. "O dispositivo combatido instituiu, em termos práticos, benefício sob a alcunha de subsídio, contudo, com características de provento ou pensão, especialmente porque estabelece como condição o término do exercício do cargo ou função pública", afirma a entidade.

Com base nesses argumentos, a OAB Nacional requer, na Adin, a concessão de medida cautelar para suspender de imediato a eficácia do artigo 263 da Constituição sergipana e, por fim, que o Supremo declare a inconstitucionalidade do referido artigo.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Claudia Leitte será uma das atrações na abertura do Rock in Rio 2011, que acontecerá novamente no Brasil, onde estreou, em 85

A última vez que o Rock in Rio aconteceu no Brasil foi em 2001. Claudia Leitte era uma quase menina, violão embaixo do braço e um sonho a povoar sua mente: um dia brilhar nos palcos da vida como cantora.

Dez anos se passaram, a "negra alemã Claudia Leitte", assim definida por Carlinhos Brown, conquistou seu espaço na música brasileira, levou num único show um milhão de pessoas à praia da Copacabana, no Rio e neste 2011 será uma das estrelas - única brasileira até agora anunciada - na noite de abertura do Rock in Rio dividindo o palco com Elton John, Rihanna e Katy Perry.

Com data marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, o Rock in Rio acontece em Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo bairro onde estreou em 1985. Em 2001, a última edição da festa no país contou com público de 1.235.000 pessoas em sete dias de festival.

Em suas nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), o Rock in Rio reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram ao vivo 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música com transmissão para mais
de 1 bilhão de telespectadores em 80 países.


E é cacifada numa carreira de sucesso em que leva sua música, sua dança e suas raízes para todos os cantos desse país continental e vence fronteiras internacionais que Claudia Leitte chega a este evento. Com uma fiel legião de fãs e seguidores, - só no twitter já são mais de 1,4 milhão - tem como aliada a inovação em seus shows, surpreendendo a cada turnê, onde quer que vá. Uma Claudia que encanta multidões e causa alvoroço por onde passa e não deve ser diferente no Rock in Rio.

Simpatia, humildade, bases sólidas e valores positivos, tudo condensado nessa mulher que foi criada no bairro da Saúde, Centro Histórico de Salvador, a dois passos do Pelô, e viveu na infância em meio a contos de fadas onde havia bailes, príncipes ou princesas e palco iluminado pela imaginação de uma criança que sabia o que queria. E qual seria o seu destino. E seu próximo e ousado destino será o Rock in Rio.

Para ela, já não há mais um sonho. Hoje ela vive a realidade de levar mais de 3 milhões de pessoas por ano aos mais de 100 shows que realiza de norte a sul do Brasil. Um verdadeiro caldeirão musical, com uma harmoniosa mistura de estilos musicais, raças, credos e cores. Foi assim que ela criou seu estilo, bebeu na fonte das suas influências musicais MPB, Axé, Pop, R&B, Hip Hop, Rock, e leva para o palco uma enorme gama de ritmos e gêneros envolta em muito swing e um batuque para lá de moderno.... uma cantora que contagia o Brasil e conquista o mundo.


Seu mais recente trabalho, "As Mascaras", recebeu a indicação de melhor álbum Pop Contemporâneo no Grammy Latino de 2010. Lá apresentou uma das categorias da premiação ao lado do cantor Jaime Camil e de um encontro com o cantor Rick Martin nasceu entre os dois uma grande amizade e parceria, materializada recentemente com a participação de Claudia no novo trabalho do cantor porto-riquenho, com a gravação da música "Samba", que será faixa do próximo CD do astro que chega em breve ao Brasil.

Seu novo álbum tem algumas de suas faixas, como "Famo$a", 'Don Juan' e o hit 'As Máscaras' entre as líderes em execução no país.





ÁGUA, ESTOU PEDINDO ÁGUA

Água no Pré-Caju 2011, dia 20/01
E neste verão desembarca com outro hit que já está na boca do povo e caminha para ser a música do Carnaval baiano de 2011, "Água".

A música ganhou um clipe gravado em Salvador e é carro chefe na nova turnê lançada na virada do ano, também na capital baiana, no Réveillon da Cidade.

No Rock in Rio ela agrega seus conceitos a uma das principais mensagens do festival que busca espalhar a idéia da união de todos através da música: "Estamos juntos e nossas pequenas atitudes no dia a dia têm grande impacto sobre o futuro do planeta, é a mensagem do evento."

Com Claudia tem sido sempre assim. Ela não esquece que é cidadã e empresta sua imagem a diversas ações
sociais como o Criança Esperança, onde já coleciona seis participações e o Teleton, no SBT. É madrinha de campanhas de Combate às Drogas, em SP, e à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, do Ministério Público da Bahia, entre outras. E mais recentemente do Centro de Oncologia do Hospital
Aristides Maltez, em Salvador.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Leonelli busca investimentos em Brasília para a Bahia tendo em vista a Copa de 2014

O secretário de Turismo e futuro presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, esteve em Brasília nesta quarta-feira (26), onde se encontrou com o ministro do Turismo, Pedro Novais, e com o presidente
da Embratur, Mário Moysés, com quem discutiu a necessidade de investimentos em infraestrutura turística na Bahia para a Copa do Mundo de 2014.

Além da área estrutural, o governo baiano, por meio da Secretaria de Turismo, também possui projetos voltados para capacitação profissional e promoção do Estado no exterior. Entre os investimentos, está o aporte de US$ 86 milhões do Prodetur, na Baía de Todos-os-Santos, com carta-consulta foi aprovada pelo Ministério do Planejamento.

Além disso, foram tratadas ainda da elaboração de estudos e projetos para construção do Oceanário de Salvador, com estimativa de investimentos no valor de R$ 3 milhões, da requalificação da Praça Castro Alves e da implantação de 'Fan Parks' para a Copa do Mundo de 2014.

OUTROS PROJETOS

"Também precisamos capacitar profissionais ligados ao setor de turismo, não só da área de hotelaria, como
taxistas, garçons, camareiras, recepcionistas e vendedores ambulantes", lembra o secretário Leonelli.

De acordo com estimativas da Superintendência de Investimentos e Polos Turísticos da Setur (Suinvest), a Bahia deve receber cerca de 750 mil visitantes nos meses de junho e julho de 2014. Deste montante,
os estrangeiros devem representar algo em torno de 19%.


CIDADE CENOGRÁFICA DE CANUDOS

O secretário Domingos Leonelli apresentou também ao ministro do turismo Pedro Novais o projeto de construção da cidade cenográfica de Canudos, no sertão baiano. No local, será reproduzido um ambiente similar ao do antigo arraial, para que sejam realizadas ações educacionais, artísticas e culturais, como peças a céu aberto retratando a história do beato Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Os investimentos
necessários para implantação deste projeto são da ordem de R$ 5 milhões.

Bahia recebe pela primeira vez o Rally Náutico World Arc, uma das maiores regatas de volta ao mundo

Com o apoio do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o estado recebe pela primeira vez o Rally Náutico World Arc. As 75 embarcações, desta que é uma das maiores regatas de volta ao mundo, devem chegar ao Terminal Náutico de Salvador, entre os dias 28 deste mês e 8 de fevereiro.


No estilo Cruzeiro de Aventura, o Rally cruza os oceanos Atlântico, Pacífico e o Índico, passando por Saint Lucia, Panamá, Equador, Polinésia Francesa, Ilha Cook, Niue, Tonga, Fiji, Vanuatu, Austrália, Indonésia, Mauritius, Reunion, África do Sul, Santa Helena, Brasil e Granada.

Os barcos, de 45 a 76 pés, são de países como a Irlanda, Espanha, Suíça, Canadá, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Mali e Holanda. Desde 2007, esta é a nona regata internacional que chega ao Terminal Náutico de Salvador.

Brasileiro de Windsurf vai movimentar Ilha de Itaparica neste fim de semana

Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica, irá receber delegações com os principais velejadores do Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro de Windsurf nos dias 29 e 30 deste mês.

Alguns dos participantes são o vice-campeão mundial de 2010, Leonardo Rebelo, do Rio de Janeiro, e do campeão do circuito brasileiro do ano passado, Marcelo Morrone, do Distrito Federal, além de muitos outros atletas de alto nível.

Aproximadamente 50 atletas já estão pré-inscritos, e a expectativa é que mais de 60 velejadores participem da competição. Caso o número se confirme, este será o maior evento de windsurf na Bahia desde os
antigos Hollywood de Vela da década de 80.

Um dos organizadores do evento, o velejador Alexandre Lessa ressalta a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Federação dos Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb).

"A Bahia espera fazer bonito com os velejadores da flotilha Axé Wind, que terão oportunidade de aprender muito com esses atletas de nível internacional", disse ele.

Mais informações estão disponíveis no endereço http://www.axewind.com.br/ .

Domingos Leonelli assume Secretaria de Turismo pela 2a vez e com apoio do trade turístico baiano


Com o aval do trade turístico, o secretário Domingos Leonelli assume, pela segunda vez, a pasta do Turismo na Bahia. A cerimônia de transmissão de cargo, antes ocupado por Antônio Carlos Tramm, aconteceu dia 20, no Auditório da Desenbahia, em Salvador.

Leonelli adiantou que uma das metas da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) é reforçar as ações para atrair turistas durante todo o ano. "Temos desafios fundamentais, como a participação
na Copa de 2014, a reestruturação turística na Baía de Todos-os-Santos, o turismo náutico, o turismo esportivo, o turismo de negócios. Com este último, queremos riscar o termo baixa-estação do
nosso dicionário".

Estimular eventos importantes do calendário de festas de Salvador a exemplo das comemorações juninas também estão no foco da nova gestão. "Convoquei os parceiros para começar a vender o São João da Bahia, agora em já em março e abril", disse. O propósito é alcançar o máximo de resultados, principalmente nas cidades litorâneas que não têm São João naturalmente rico quanto à presença de turistas.

De acordo com ele, o Salão Baiano do Turismo deverá reunir todos os representantes do setor e aquecer os meses de menor ocupação. "O Salão também deverá acontecer num mês de baixa estação que poderá ser agosto ou setembro. Também convocamos os parceiros para as tarefas fundamentais que dinamizam a cadeia produtiva do turismo gerando mais emprego e renda no nosso estado".

Antônio Carlos Tramm disse que durante os dez meses à frente da secretaria deu continuidade aos projetos da área. Ele agradeceu a liberdade na condução na pasta e, entre os avanços da sua gestão, destacou a assinatura do decreto de isenção parcial para a aviação regional e a indústria náutica de passeio.

Captação da abertura da Copa para Salvador é debatida em reunião


A captação da abertura da Copa de 2014 para Salvador foi o tema de uma reunião dia 19, no Centro de Convenções da Bahia, com a participação de representantes da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) e de segmentos do turismo baianos.

Durante o encontro, foram abordadas as estratégias de promoção e captação do jogo de abertura da Copa em Salvador, que deverá trazer a Bahia cerca de 40 chefes de estado.

Segundo o titular Secopa, Ney Campello, o jogo de abertura, a festa e o congresso internacional
atraem chefes de estado e diferentes entidades esportivas. "Isso representa um importante motivo para baianos e nordestinos se mobilizarem para trazer o jogo de abertura para Salvador, que possui os requisitos necessários para vencer essa disputa".

RIQUEZA CULTURAL

Luiz Henrique do Amaral, presidente da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento e Lazer (Abrasel), da seção Bahia, aposta no profissionalismo para
trazer o evento à capital baiana. "O Convention é um captador de eventos, por isso estamos focando
nisso. A abertura da Copa é um evento que vai ficar para a história, tem que haver muito profissionalismo para que dê tudo certo. Para isso contamos com as entidades do trade para essa campanha de captação",
disse.

O presidente executivo do Convention, Pedro Costa, ressaltou a riqueza cultural, a gastronomia, as paisagens e a hospitalidade do povo baiano, além do apoio de outros estados do Nordeste. Emília
Salvador Silva, presidente da Bahiatursa, também falou sobre a possibilidade da abertura da Copa ser em Salvador. "Será um momento ímpar para receber os turistas que vem a Bahia, sobretudo por que devemos divulgar os destinos turísticos de todo o estado. Não só Salvador deve se beneficiar da Copa, mas a Bahia como um todo".

Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, tratou de um ponto favorável a Salvador nessa disputa: a capacidade hoteleira, que segundo ele, está acima da necessária. Concluiu lembrando que a capacitação é extremamente importante, porque precisaremos de excelência.

Segundo informações da Consultoria Ernest &Young, a Copa do Mundo de 2014 vai gerar uma receita de R$ 142 bilhões adicionais para a economia brasileira, devendo atrair 600 mil turistas estrangeiros e movimentar três milhões de brasileiros pelas sedes do evento.

O conceito da campanha foi apresentado pela equipe OCP Comunicação, cujo aspecto fundamental é demonstrar que a cidade que realiza um carnaval, estará apta para realizar a Abertura da Copa. O
jingle da campanha, anteriormente apresentado no II Fórum Copa Bahia 2014, resume o desejo de que a Copa comece aqui: "O primeiro passe, o primeiro drible, o primeiro gol, tem que ser em Salvador".

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Governador da Bahia anuncia mais seis secretários nesta terça (25)

Wilson Brito volta ao 1o escalão no segundo
mandato de Jacques Wagner

O governador Jaques Wagner divulgou, no final da tarde desta terça-feira (25), a lista com mais seis nomes do secretariado do seu segundo mandato. Com isso, chegam a 21 as pastas com titulares confirmados. Agora, falta apenas a definição dos secretários para as áreas da Promoção da Igualdade (Sepromi), Relações Institucionais (Serin) e Ciência e Tecnologia (Secti).


Em meio a polêmicas, Brasileiro assume a Sedes
Os novos nomes são Carlos Brasileiro (foto), no Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Almiro Sena, na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); e Carlos Costa, na Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).

Continuam na pasta os secretários da Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, e da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles.

O ex-secretário Wilson Brito, da Infraestrutura, volta ao primeiro escalão, desta vez comandando a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bahia estave presente na 31ª Fitur - Feira Internacional de Turismo, em Madri

Ana Larrañaga (diretora da Fitur), Antonio Vázquez (presidente do Comitê Organizador da Fitur e da Iberia), Luis Eduardo Cortés (presidente do Comitê Executivo da Ifema) e Fermín Lucas (diretor-geral da Ifema)

Começou a temporada 2011 de feiras internacionais. Abrindo o calendário de promoção da Bahia, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa participaram no domingo (23) da 31ª Feira Internacional de
Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha.

"A Fitur é uma das principais feiras de turismo do mundo, extremamente estratégica como mercado para a Bahia. A nossa participação é fundamental para fomentar os 13 voos que temos da Europa para Salvador", afirmou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador.

São três frequências semanais de Salvador para Madrid da Air Europa/Iberoworld, e mais seis frequências por semana de Lisboa para Salvador pela TAP, além de dois voos de Frankfurt pela Condor e outros
dois da França pela Helíades/Xl Airways.

A Bahia esteve presente com um estande institucional junto com a Embratur.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governador da Bahia anuncia 15 nomes do seu secretariado e criação da Secom

O governador Jaques Wagner fechou na segunda, 17/01, a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, 10 são os atuais titulares de suas pastas e os demais, assumem os cargos pela primeira vez.

A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.


“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”, concluiu Wagner.

O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.

Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler

Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - Nilton Vasconcelos

Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro

Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto

Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório

Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins

Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon

Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida

Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli

Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar

Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim

Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro

Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa

Destes, os cinco últimos já tomaram posse na terça (18), no gabinete do governador (Turismo, Infraestrutura, Cultura, Planejamento e Segurança Pública).

Criação da Secom atende reivindicação da sociedade civil


Com a criação da Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), o governador Jaques Wagner atendeu uma das principais demandas da sociedade civil, surgida nas Conferências de Comunicação promovidas nos últimos quatro anos pelo Governo do Estado, por meio da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).

Para o secretário Robinson Almeida, “a criação é um reconhecimento da área de Comunicação Social como uma política pública e vai valorizar os profissionais do setor”. Entre as metas da Secom estão o fortalecimento das agências de propaganda, da radiodifusão comunitária e dos pequenos meios.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quer trabalhar com a assessoria de comunicação do Festival de Verão Salvador 2011?

Concurso “Faça parte da Comunicação do Festival de Verão”


Pelo quinto ano consecutivo, a Via Press Comunicação lança o concurso “Faça parte da Comunicação do Festival de Verão”, voltado para estudantes de Jornalismo e Relações Públicas. Os vencedores terão a oportunidade de trabalhar junto com a assessoria de comunicação do evento, que este ano acontece entre 02 e 05 de fevereiro. Os estudantes receberão ajuda de custo e certificado de participação na atividade.



Assim como a sala de imprensa do Festival deste ano, o tema do concurso é o compositor baiano Saul Barbosa. A seleção é destinada exclusivamente a estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, de qualquer semestre e faculdade, e será realizado em duas etapas eliminatórias.

Para iniciar sua participação, os estudantes de Jornalismo devem enviar uma matéria jornalística sobre Saul Barbosa, em arquivo Word - até 30 linhas e fonte Arial 12. Já os estudantes de Relações Públicas devem bolar uma ação de relacionamento com jornalistas e formadores de opinião para o lançamento da sala de imprensa Saul Barbosa, que deve ser descrita em até duas laudas de arquivo Word, fonte Arial 12.

Os trabalhos devem ser enviados para o email festivaldeverao@viapress.com.br. No mesmo e-mail, coloque seu nome completo, RG, endereço, telefone, faculdade, habilitação e semestre em curso.

O prazo para o envio dos textos será até 24 de janeiro de 2011.

Maiores informações pelo fone (71) 3505-0005.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Contagem regressiva para o Pré-Caju 2011, em Aracaju. Começa quinta, dia 20. Agende-se!

De 20 a 23 de janeiro Aracaju entra em ritmo de carnaval. É a 20a edição do Pré-Caju, considerada a maior prévia carnavalesca do Brasil, que reúne grandes nomes da música baiana, sergipana e nacional. Entre as atrações, nomes como Claudia Leitte (foto), Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, banda Eva, Timbalada, Parangolé, Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, Psirico, Chicabana são alguns dos nomes que participarão do desfile de blocos e trios independentes.


Idealizado pelo empresário Fabiano Oliveira e realizado pela Associação Sergipana de Blocos de Trio (ASBT), o Pré-Caju 2011 acumula um investimento de R$4 milhões e provoca a geração de impostos e benefícios a população, como a criação de 20 mil empregos diretos. Com patrocínio da Schincariol, GBarbosa, Petrobras e Banese Card, a prévia carnavalesca conta, ainda, com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Aracaju, Shopping Riomar e Impacto Comunicação.


Bloco EVA


Considerado um dos melhores blocos na avenida pela sua animação, o Eva promete repetir o sucesso dos anos anteriores no Pré-Caju 2011. Liderado pelo cantor Saulo Fernandes, o bloco sai na avenida na sexta-feira, dia 21 de janeiro, animando dentro das cordas 3 mil pessoas. E se você também é fã da Eva, não perca tempo, adquira o seu passaporte e caia na folia! O kit custa R$ 180,00 com 10% de desconto à vista ou para 6x s/juros nos cartões de crédito.


Aviões Elétrico


Um dos blocos mais procurados todos os anos, o Aviões Elétrico sairá na avenida na sexta-feira de Pré-Caju. Comandado pela banda cearense Aviões do Forró, o bloco já sai na prévia carnavalesca sergipana pelo quarto ano consecutivo. Os vocalistas Xand e Solange arrastam multidões mostrando todo o seu talento e carisma. Prova disso é que as vendas dos abadás já estão no último lote.



Camarote Aju


O espaço mais descolado do circuito no Pré-Caju é o Camarote AJU, um lugar especialmente preparado para oferecer muita música, alegria e diversão.

Com capacidade para 2 mil pessoas, o espaço conta com toda estrutura de boate, cyber café, bares, banheiros e a presença dos melhores djs do país, além de famosos artistas nacionais.

Nas atrações musicais: Chica Fé (foto), É o Tchan, Seu Maxixe e Capim Cubano.

Informações e vendas de abadás na Central do Pré-Caju ou pelo site http://www.precajuverao.com.br/

Pré-Caju chega aos 20 anos em 2011 e movimenta turismo em Aracaju

Aracaju se prepara para a vigésima edição do Pré-Caju, que este ano completa 20 anos e será realizado de 20 a 23 de janeiro. A prévia carnavalesca atrai visitantes de todo o país para a capital sergipana e aquece a economia do Estado, gerando impostos e mais de 20 mil empregos diretos. O setor hoteleiro, por exemplo, se prepara para atingir 100% de ocupação dos 4500 leitos disponíveis.


Com grandes estrelas na programação, a exemplo de Ivete Sangalo, Chiclete com Banana (foto), Asa de Águia, Cláudia Leitte e Aviões do Forró, além de outros representantes da música baiana e nordestina, a prévia carnavalesca, que é promovida pela Associação Sergipana de blocos de Trio (ASBT), oferece opção de diversão em blocos, trios independentes, camarotes, além de contar com a infraestrutura de segurança pública, banheiros químicos e pontos de informação para orientar o folião pipoca e o turista.

Informações e vendas de abadás na Central do Pré-Caju ou pelo site http://www.precajuverao.com.br/ .

Nova diretoria do Sebrae Sergipe tomou posse e tem o empresário Lauro Vasconcelos como novo superintendente

Foram empossados na quinta-feira, 13/01, às 19h, os novos representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) para o quadriênio 2011/2014. O empresário Lauro Vasconcelos assumiu a Superintendência do órgão, enquanto Emanoel Sobral e Marcelo Farias Barreto ocuparam as Diretorias Técnica e Administrativo-Financeira, respectivamente, e o empresário Antônio Carlos Araújo assume a presidência do Conselho. A solenidade foi realizada na sede do órgão e contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Deda, autoridades, convidados especiais e imprensa.


O superintendente empossado frisou o ineditismo de uma diretoria de Sebrae sergipana liderada por microempresários. “Eu e Antônio Carlos, por sermos proprietários de pequenos negócios, podemos ser considerados legítimos representantes dos micro e pequenos empresários. Isso não quer dizer que os dirigentes anteriores não realizaram um grande trabalho. Mas creio que a experiência e a vivência de quem está do outro lado, de quem conhece as dificuldades e o dia-a-dia do empreendedor, podem fazer a diferença. E minha maneira de trabalhar se resume em manter as portas sempre abertas para qualquer instituição, venha de onde vier. Esperamos desenvolver um bom trabalho aqui”, ressaltou Lauro Vasconcelos.



Na oportunidade, o governador frisou a integração estabelecida entre o Sebrae e o Estado na última gestão do órgão. “Quero destacar a imensa contribuição que foi dada pelo Sebrae ao Governo de Sergipe nos últimos dois anos. Foi nesse período que se entendeu que a entidade foi construída para articular os setores produtivos com o setor público em favor da micro e da pequena empresa. O Governo do Estado tem no Sebrae um extraordinário parceiro. Através da nossa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, buscamos construir programas e projetos em parceria com o governo federal para estimular as exportações do pequeno empreendedor e qualificá-lo a conhecer e disputar o mercado internacional, aumentando a competitividade do setor na economia sergipana e ajudando Sergipe a aumentar sua própria competitividade no âmbito econômico do Nordeste e do Brasil”, frisou Deda.


O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, ressaltou o engajamento do Estado na busca por mais fomento aos pequenos negócios e deu votos de boa sorte à nova gestão. “Até 2006, Sergipe não tinha uma política pública de apoio à microempresa. O Sebrae atuava sozinho, isolado e desarticulado de políticas de governo. Mas no meio de 2007 o governador anunciou uma das mais ousadas políticas de desoneração tributária do país. Sergipe virou referência nacional em compras públicas para a pequena empresa, e, a partir disso, é possível vislumbrar as imensas oportunidades de parcerias que se abrem entre o Governo e o Sebrae. Parcerias que avançaram muito principalmente a partir de 2009, com uma nova diretoria. E agora, com Lauro Vasconcelos à frente, acreditamos que ainda mais passos poderão ser dados. Desejo sucesso a todos aqueles que irão conduzir esta instituição a partir de agora”, declarou o secretário.

Presenças


Prestigiaram a solenidade a primeira-dama do Estado e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, José Oliveira Junior; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto; os deputados federais eleitos Márcio Macedo e Laércio Oliveira; o deputado estadual Zeca da Silva, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o secretário de Planejamento de Aracaju, Lucival Santana; o representante do Sebrae nacional, Mario Lúcio Dávila; Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes; Saumíneo Nascimento, diretor-presidente do Banese.


Saiba mais sobre o novo superintendente

Lauro Aurélio Vieira Sampaio Vasconcelos, 54 anos, é aracajuano. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe, foi presidente da Associação de Lojistas do Shopping Riomar, membro do Conselho de Vogais da Junta Comercial de Sergipe, vice-presidente da Associação Comercial de Sergipe e presidente, por duas vezes, da Junta Comercial de Sergipe. Emanoel Sobral, 58 anos, é natural de Itaporanga D’ajuda. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes, foi prefeito de Itaporanga e diretor do serviço de administração geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo (1983/1985). Foi diretor técnico do Sebrae (1995/1999 e 2003/2009) e superintendente do órgão.

Fotos: Marco Vieira/ASN